Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanhóis produzem açúcar em forma de gás em laboratório

Descoberta ajudará na busca de moléculas da vida no espaço

SALVADOR NOGUEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os familiarizados com a culinária já podem ter visto açúcar mascavo, açúcar caramelizado e açúcar cristalizado. Mas açúcar gaseificado é uma novidade -e uma proeza digna de um legítimo "Cocinero" espanhol.

Emilio José Cocinero, químico da Universidade do País Basco, na Espanha, conseguiu vaporizar a substância conhecida como ribose, açúcar que compõe uma série de moléculas essenciais à vida, como o DNA e o RNA.

DO VAPOR AO VÁCUO

Seu objetivo estava longe das panelas, contudo. O esforço era caracterizar em detalhes a estrutura molecular, só possível com a análise do composto em estado gasoso.

Não foi uma tarefa fácil. "Somente se você evita os processos de decomposição e desidratação e consegue isolar o açúcar, eliminando as mudanças provocadas por moléculas vizinhas, você pode caracterizar sua estrutura", diz Cocinero.

Com a descoberta, passa a ser possível buscar sinais de ribose no espaço. A ideia é tentar compreender se esses compostos são comuns em outras partes do Universo -um passo importante para identificar o potencial para vida alienígena baseada em RNA ou DNA no Cosmos.

O estudo de Cocinero figurou na capa da revista científica internacional de química "Angewandte Chemie International Edition".

METEORO, DOCE LAR

Açúcares já foram detectados em nuvens interestelares e em meteoritos antes, mas apenas suas formas mais simples, com dois ou três átomos de carbono. Interessante, mas ainda longe da complexidade exigida para o desenvolvimento da vida.

A descoberta de moléculas de açúcar em nuvens cósmicas, a partir das quais novas estrelas se formam, significa que é bem provável que os precursores químicos para a existência da vida tenham se formados nas nuvens muito antes do surgimento dos planetas em torno das estrelas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.