Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Armstrong, fotógrafo, leva consigo memória visual da Lua

RAFAEL GARCIA
EM WASHINGTON

Além de perder o homem que comandou a primeira missão lunar tripulada e o primeiro a pisar no solo da Lua, o mundo perdeu nesse fim de semana o melhor fotógrafo da Apollo 11.

Neil Armstrong, que desembarcou da espaçonave com a câmera sueca Hasselblad, registrou a presença humana no satélite fazendo 77 fotografias em cores, várias delas mostrando seu colega Buzz Aldrin trabalhando.

Depois de produzir outras belas imagens durante a meia hora em que ficaram no satélite, Armstrong entregou a câmera a Aldrin, que fez mais 45 fotos: nenhuma delas mostrava seu companheiro.

A única imagem em boa resolução da presença de Armstrong na Lua é uma em que ele mesmo tirou e aparece refletido no capacete de Aldrin. O astronauta também aparece caminhando em fotos feitas de maneira remota por uma câmera de 16 mm que estava montada dentro do módulo lunar. As imagens de TV, feitas por uma câmera acoplada ao exterior da nave, são todas de baixa qualidade.

As 122 fotos feitas pela dupla foram todas re-escaneadas e legendadas neste ano e estão disponíveis no site www.hq.nasa.gov/alsj/a11/a11_eva_thumbs.html. A Hasselblad 500 EL com filme de 70 mm usada para as fotos foi deixada na Lua.

As imagens de Aldrin são de pior qualidade que as de Armstrong, mas o que ele mais lamenta é não ter tirado nenhuma foto do companheiro.

"Eu me senti muito mal por isso, e agora as pessoas dizem que foi de propósito", disse, em depoimento a James R. Hansen, que biografou Armstrong no livro "First Man" (Primeiro homem). "Eu estava intimidado pela enormidade da situação."

Armstrong, porém, não parecia lamentar a falta de registro visual de qualidade sobre seu "pequeno passo" na Lua. "Não acho que Buzz tivesse qualquer razão para tirar foto minha. Sempre achei que ele era, de longe, o mais fotogênico da tripulação."

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.