Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Japonês abandonou carreira de cirurgião por "falta de talento"

DO EDITOR DE “CIÊNCIA+SAÚDE”

Stevens Rehen, que trabalha na UFRJ com as células iPS (reprogramadas) desenvolvidas por Yamanaka, diz que não se surpreende com a velocidade da "nobelização" da técnica -apenas seis anos da descoberta ao prêmio.

"Desde que saiu o primeiro trabalho, o conhecimento sobre essas células vem crescendo muito", afirma ele.

Em entrevista ao site do Nobel, Yamanaka relembrou sua trajetória -formado em medicina, ele desistiu de ser cirurgião ortopédico "porque não tinha muito talento".

"Mas ainda sinto que sou um médico e quero ajudar pacientes. Meu objetivo, ao longo da vida toda, foi trazer essa tecnologia das células-tronco para os leitos", disse.

Segundo Rehen, já há grupos na Califórnia pensando em usar as iPS para tentar reconstruir tecidos oculares de pacientes com degeneração macular, doença que provoca cegueira.

"O raciocínio é que o perfil de segurança é melhor. Se acontecer algo errado, você tem a opção de extrair o olho [cuja função seria perdida de qualquer maneira]", explica.

Já Muotri prefere apostar nas células como plataformas para simular doenças.

(RJL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.