Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nina Horta

Que tipo de comilão é você?

Entreviste a si mesmo e reflita sobre sua laia, seu grupo, sua identidade, sua turma, sua gangue

Descobri as perguntas que alguns sociólogos da comida fizeram para entender o novo gourmet. Está na série "Espaços Culturais", que tenta interpretar pessoas e lugares em constante mudança. No setor de comida, levantam o que é chique, o que é brega, quem dita as regras, quem é que as desobedece, quem é convencional, quem é criativo e inovador.

Exploram o mundo gourmet para ver se podem nos ensinar alguma coisa de gastronomia mas também sobre a política cultural do pertencimento, da exclusão e do status.

Entreviste a si mesmo e reflita sobre sua laia, seu grupo, sua identidade, sua turma, sua gangue.

Qual era a sua idade quando começou a se interessar por comida?

Presta mais atenção em comida do que as outras pessoas? Você sempre fala do assunto ou disfarça? De que lugar do mundo é a comida que você prefere?

Você vê Ana Maria Braga? "Top Chef"? Lê o blog "Bakerella.com"?

Na hora de comprar as verduras, qual foi o motor que te moveu? O entorno? Sustentabilidade, problemas de força de trabalho? O que é mais importante? A saúde? O gosto?

Dá muita importância aos instrumentos da cozinha? À qualidade das facas e moedores? Ingredientes orgânicos? Terroir? Equipamentos modernos, tecnologia? Você segue receitas ou improvisa? Cozinha o trivial ou adora uma novidade? De onde tira suas melhores ideias? Gosta de ossobuco ou de frango assado com farofa? Ou dos dois?

Você compra a comida e faz ou só dá uma mãozinha? Quantas vezes por semana cozinha? Convida os amigos? Cozinha para si próprio, sozinho? Faz pratos complicados e que exigem tempo e esforço?

Quantas vezes janta fora por semana? Descreva seu restaurante preferido. Seu chef preferido. Descreva algumas de suas melhores refeições. Eram só gostosas ou bonitas também? Qual o tipo de restaurante que evita? O que entende por comida autêntica? A autenticidade é importante? Ou basta ser boa?

Quando ouve dizer que a comida é exótica, sai correndo ou chega mais? O seu gosto mudou com os anos? Se mudou, sabe o porquê?

Bem, os sociólogos que saíram pelo mundo perguntando para a série de folhetos chegaram a muitas conclusões. Uma delas a de que o novo gourmet não é um mal para a sociedade. Pode ser chato, mas não é maléfico. Os gourmets modernos gostam da comida dos grandes chefs e da comida de rua, que eles não querem que acabe. Viajam para os lugares mais improváveis para conhecer comidas novas e modos diferentes de fazê-las.

Adoram a cozinheira da roça, a especialidade da terra, e qualquer coisa que sugira uma experiência autêntica que se infiltre na padronização da vida moderna. Os gourmets de hoje comem de tudo um pouco, e só estão atrás do que é bom onde quer que essa coisa esteja.

No entanto, os sociólogos mencionados ainda não chegaram a uma resposta do que é comida boa e quem é que tem cacife para determinar o que é bom. E se perguntam se a democratização do gosto vai criar uma sociedade mais democrática. Ah, também perguntaram: "Quanto é que você ganha por mês?"

ninahorta@uol.com.br

FOLHA.com

Leia o blog da colunista
ninahorta.folha.blog.uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.