Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Depoimento - Vilson Caetano De Sousa Jr.

A comida é uma espécie de personificação do orixá

ESPECIAL PARA A FOLHA

No terreiro, cozinha é coisa séria. A iabassê é um dos sacerdotes do candomblé.

Em geral, trata-se de uma mulher mais velha pela sabedoria de vida que carrega.

Mas, no caso de uma mais jovem, como a Carmen, subentende-se que já detenha conhecimento significativo dos rituais que transformam ingredientes comuns em comida de orixás.

No candomblé, tudo passa pela comida, que é uma espécie de personificação do orixá. Ela é a forma como os orixás se apresentam à comunidade. O mesmo esquema que encontramos em todas as grandes religiões, em que os deuses se dão em forma de comida. É a eucaristia do catolicismo, o partir o pão do judaísmo. Daí, a importância e a força da iabassê no terreiro, já que ela constrói esse sagrado para que a comunidade tenha a experiência.

Ao contrário de outros sacerdotes, como o pai e a mãe de santo, a iabassê não tem muita visibilidade porque está sempre na cozinha.

VILSON CAETANO DE SOUSA JR. é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia na Escola de Nutrição e autor do livro "Banquete Sagrado"

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.