Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cozinha em alto-mar

Em plena temporada de verão, navios agora têm restaurantes de alta gastronomia pagos à parte; veja como as refeições são feitas a bordo

FERNANDA REIS
WILLIAM MUR
ENVIADOS ESPECIAIS A SANTOS

Passando por lanchonetes especializadas em cachorro-quente, refinados restaurantes japoneses, bufês 24 horas e jantares exclusivos para pequenos grupos, as opções gastronômicas em cruzeiros são variadas.

Reformulado no fim do ano passado, o navio "Splendour of the Seas", da "Royal Caribbean", tem, agora, além dos bufês tradicionais de cruzeiros, dois restaurantes de alta gastronomia: o Chops Grill, especializado em carnes, e o Izumi, asiático.

O cardápio oriental foi elaborado com a consultoria do chef japonês Travis Kamiyama, radicado nos EUA. Quem quiser comer nesses restaurantes temáticos, para provar criações como o sushi apimentado e crocante de tempurá de camarão, vai precisar pagar a refeição à parte.

Mas é possível ficar no trivial. Comer no restaurante principal do navio, que fica aberto dia e noite, já está incluído no preço que o passageiro paga pelo cruzeiro. Ele só fecha das 6h às 7h, das 11h às 12h e das 18h às 19h.

A cozinha, que tem 86 funcionários de 14 nacionalidades, funciona todo o dia e produz em grandes quantidades: os cinco padeiros fabricam, diariamente, 15 mil unidades de pão.

-

O CAMINHO DA COMIDA NO NAVIO

1 - ABASTECIMENTO
O navio chega ao porto por volta das 8h e começa a ser abastecido de comida, que entra até as 15h

2 - DEPÓSITO
Os chefs fazem uma lista com os ingredientes de que vão precisar e um funcionário os retira do depósito

3 - RESTAURANTE
A comida chega à cozinha, que funciona 24 horas. São 86 funcionários que trabalham em dois turnos: diurno e noturno

4 - TEMÁTICOS
O navio tem dois restaurantes temáticos -um de carnes e um japonês. Os passageiros devem pagar a mais para comer neles

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.