Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cordeiro à moda

Antes rejeitada, carne do filhote de carneiro cai no gosto dos clientes e ganha mais espaço nos cardápios de SP

Isadora Brant/Folhapress
Carré de cordeiro ao pesto de hortelã, uma das oito receitas do restaurante Gardênia
Carré de cordeiro ao pesto de hortelã, uma das oito receitas do restaurante Gardênia

DENERVAL FERRARO JÚNIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cordeiro é o novo preto -pelo menos no universo da culinária. É cada vez mais difícil encontrar um restaurante em São Paulo que não tenha, no cardápio, um prato à base de carne ovina.

A procura pelo produto tem crescido também em supermercados como o St. Marché, o Sonda e o Mambo, que vendem cortes diversos.

"Nos últimos dois anos houve um aumento de 400% no consumo de cordeiro no varejo", afirma Robson Leite, presidente do frigorífico Savana Food, produtor e distribuidor de carne ovina.

Até a Sadia já investe na popularização do produto: em dezembro passado, lançou um pernil de cordeiro congelado, de olho nas festas de fim de ano.

Antes de ser um consenso, o cordeiro penou décadas para conquistar o gosto da clientela paulistana.

Um exemplo da perseverança ovina está no cardápio do francês La Casserole. O "gigot aux soissons", perna de cordeiro assada acompanhada de feijão-branco, foi introduzido pelo francês Roger Henry, fundador do restaurante em 1954, pouco depois de sua inauguração e ainda consta do menu.

"Na época, só se comia cordeiro à moda italiana, assado e bem cozido. Não havia repertório da peça malpassada", diz Marie-France Henry, herdeira do La Casserole.

Hoje, o campeão em oferta é o restaurante Gardênia. A casa tem oito receitas de cordeiro entre os 18 pratos principais do cardápio -entre eles o carré ao pesto e hortelã e a paleta marinada no vinho branco com glacê, campeã de pedidos.

"No último ano houve um aumento de 10% no consumo dessa carne", diz Patrícia Maranhão, chef e nova sócia da casa. "Agora, vou incluir preparos mais típicos do Nordeste, como a carne de sol", diz.

FOLHA.com
Veja sugestões de vinhos e cervejas para acompanhar o cordeiro
folha.com/no1054143

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.