Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estrela da serra

Considerado uma das 7 maravilhas da gastronomia lusitana, o queijo da serra da Estrela está mais fácil de ser encontrado -e menos caro

MARCELO KATSUKI
ENVIADO ESPECIAL A PRADOS (PORTUGAL)

Ele é uma das sete maravilhas da gastronomia lusitana. Produzido com o leite das ovelhas bordaleiras, o queijo da serra da Estrela remonta à época dos romanos, que teriam introduzido a produção na península Ibérica.

Antes proibido de entrar no Brasil pela falta de certificação do Ministério da Agricultura, hoje é vendido até em restaurantes. De produção artesanal e em pequena escala, é caro mesmo em Portugal. Mas o preço tem caído.

Hoje, a peça de 500 g sai por R$ 125 no Bacalhoeiro, casa de cozinha portuguesa no Tatuapé (zona leste de São Paulo). Até recentemente, o quilo chegava a R$ 400. Delicado, de textura pastosa, tem de vir de avião, o que encarece o frete nos empórios.

Amanteigado, pode ser comido de colher. Aliás, o melhor é abrir e servir, para não perder a cremosidade original. Bom também para acompanhar um vinho do Porto, ao final da refeição.

O jornalista MARCELO KATSUKI viajou a convite da Associação Portuguesa de Management e do Turismo da Serra da Estrela

FOLHA.com
Leia o blog de Marcelo Katsuki no site do 'Comida'
http://marcelokatsuki.blogfolha.uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.