Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Tordesilhas lança cardápio com queijos da serra da Canastra

LUIZA FECAROTTA
DE SÃO PAULO

"Fazer queijo não é somente uma questão de sobrevivência, é uma devoção, uma declaração de amor", diz a chef Mara Salles.

No próximo dia 29, ela lança em seu restaurante Tordesilhas um cardápio que homenageia os queijos de leite cru da Serra da Canastra, ameaçados pelas rígidas imposições do Ministério da Agricultura, que impedem que a maior parte deles circule em outros Estados.

Para tentar transportar a realidade das queijarias artesanais para SP, Mara Salles fez duas viagens à Minas Gerais, onde ficou hospedada na casa de produtores. "Quero mostrar a arte de fazer os queijos, o cotidiano."

A chef mergulhou nesse dia a dia, de acordar antes do amanhecer para a ordenha manual e, com leite ainda morno, fazer os queijos de sabor tão particular.

Foi na mala que ela trouxe de Minas Gerais alguns queijos soro e nata, que dão forma a um cardápio inspirado nas receitas típicas das fazendas, feitas em fogão a lenha.

Uma degustação de queijos e cachaças mineiras antecede pratos como o ovo caipira poché e a salada com minifolhas e molho de jabuticaba com queijo frito, passado apenas no ovo antes de ir para a frigideira.

Na sobremesa, frutas frescas e compotas são enriquecidas com nata e renda de queijo fresco, feita na chapa.

TORDESILHAS

ENDEREÇO rua Bela Cintra, 465, Consolação, São Paulo,
tel. 0/xx/11/3107-7444
QUANDO de 29/5 a 2/6, no jantar, com reserva antecipada
QUANTO R$ 95 por pessoa

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.