Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O Faminto - André Barcinski

Comida sem frescura

TV nos restaurantes, parte 2

Numa churrascaria, um cliente assíduo gosta tanto de televisão que ganhou seu próprio controle remoto

MINHA ÚLTIMA coluna, sobre a dificuldade de achar um restaurante sem televisão, deu uma repercussão danada. Não imaginava que tanta gente sentisse a mesma coisa.

Leitores reclamaram de restaurantes que não só têm TV como insistem em exibir programas pouco condizentes com uma refeição tranquila.

"Tem um lugar perto da minha casa que deixa a TV ligada o tempo todo no UFC", disse um leitor.

"É uma sensação horrível comer enquanto dois sujeitos se matam de pancada", completa.

Donos de restaurantes, no entanto, afirmam que a televisão é não apenas uma opção mas uma necessidade.

"Se eu não tivesse TV, calculo que perderia entre 15% e 20% dos clientes", diz Ricardo Lillo, dono de uma churrascaria no ABC e de um self-service em Pinheiros.

Mauro Rosa, dono do Rosas, popular restaurante de Santo André, concorda. Famoso pela qualidade das carnes e por uma mitológica salada de escarola com bacon, funcionou por 46 anos sem televisão.

Até que, na Copa de 2010, Mauro decidiu colocar uma TV. "O sucesso foi tanto que hoje temos um telão de 120 polegadas e vamos colocar mais duas TVs", diz o dono.

Durante a semana, o Rosas exibe DVDs musicais nos telões. "Os clientes adoram. Só reclamam um pouco quando meu pai coloca um DVD de valsa ou do André Rieu",diz Mauro, dando uma cutucada no gosto musical do pai, sócio do lugar.

Ricardo Lillo diz, no entanto, que a TV pode também prejudicar os negócios, especialmente durante o almoço: "No restaurante por quilo precisamos de giro, então não deixamos a TV ligada no almoço, senão o pessoal fica sentado um tempão vendo TV e não libera as mesas".

Em sua churrascaria, Lillo tem um freguês que gosta tanto de televisão que ganhou seu próprio controle remoto.

"É nosso melhor cliente. Ele vai todo dia, de segunda a sexta, leva um monte de gente e toma uma garrafa de uísque por dia. Fica pelo menos quatro horas lá, vendo os programas esportivos e o 'Chaves'."

NA PRÓXIMA SEMANA, NO "COMIDA":
Alexandra Forbes

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.