Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Especialistas indicam oito cervejas para o inverno

Presença de malte é um fator que determina se bebida é boa para o frio

Fique de olho também no teor de álcool da cerveja: quanto mais alto, maior será a sensação de calor

PRISCILA PASTRE-ROSSI
DE SÃO PAULO

Quando esfria, é hora de tomar... cerveja!

O "Comida" pediu dicas de rótulos para o inverno ao especialista Sady Homrich e aos sommeliers de cerveja Fabiano Bellucci, do bar Frangó, em São Paulo, e Edu Passarelli, da versão paulistana do bar Aconchego Carioca.

Uma das principais características de cervejas de inverno é a presença de malte, cereal que sofre um processo de germinação, interrompido para a formação da maltose -o açúcar do malte. "O nível de secagem desse malte é o que confere cor, sabor e aroma à bebida", diz Homrich.

As avermelhadas, que lembram caramelo; as de cor marrom, que lembram bala toffee; e as pretas, que lembram café e chocolate, combinam mais com dias frios.

Mas as cervejas claras não devem ser esquecidas no inverno. Isso porque o mais importante é o teor alcoólico. Quanto mais álcool, maior a sensação de calor. O ideal é que tenham entre 7% e 12% de álcool, e que sejam conservadas entre 10ºC e 12ºC.

ONDE TOMAR

ASTERIX
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 573; tel. 0/xx/11/3368-5610

FRANGÓ
Lgo. da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168; tel. 0/xx/11/3932-4818

MELOGRANO
Rua Aspicuelta, 436, Pinheiros; 0/xx/11/3031-2921

EMPÓRIO SAGARANA
Rua Marco Aurélio, 883, Lapa; 0/xx/11/3539-6560

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.