Índice geral Comida
Comida
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Feira digital

O comércio on-line de produtos da gastronomia é cada vez mais variado. Ok, mas onde vale a pena comprar? Nove especialistas, entre confeiteiros e chefs, indicam endereços na internet com oferta de ingredientes, bebidas e utensílios

LUIZA FECAROTTA
DE SÃO PAULO

Fava de baunilha da Amazônia. Panelas de barro de Vitória, no Espírito Santo. Carne de avestruz do interior de São Paulo. Cestinhas de palha de Belém de Pará.

Não é preciso ir longe -nem sequer sair do lugar- para encontrar muitos desses itens incomuns, capazes de renovar a sua cozinha.

O comércio on-line de produtos gastronômicos se torna cada vez mais variado. Utensílios, temperos, frutas, carnes, bebidas e até máquinas profissionais podem ser comprados em lojas virtuais e enviados à sua casa.

Ao "Comida", cozinheiros, donos de restaurantes e confeiteiros revelam seus endereços prediletos para garimpar ingredientes raros, como alho negro, brotos e flores comestíveis e afins.

Mas fique atento. Não é um percurso direto e reto. Entre as dificuldades, estão taxas altas e demora para entrega; restrições de área de abrangência; falta de praticidade para fazer os pagamentos -há quem exija dinheiro no ato da entrega, sem hora marcada.

A recomendação principal de quem compra com regularidade é: adquira os produtos de lugares que você já tenha boa referência. Para os curiosos, pode valer o risco -de modo geral, é um mercado que está se profissionalizando e já oferece bons serviços.

Veja nesta edição prós e contras de sites brasileiros e estrangeiros voltados à gastronomia.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.