Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo

Estradas do rock levaram novo colunista ao mundo da cerveja

DE SÃO PAULO

Sady Homrich, 48, tomou gosto pela cerveja por dois caminhos: pela engenharia e pela música.

Durante o curso de engenharia química na PUC-RS, tinha de visitar cervejarias e estudar os processos de produção. Como músico do Nenhum de Nós, banda da qual é baterista desde sua criação, há 26 anos, começou a viajar e a conhecer rótulos que não chegavam a Porto Alegre (RS), onde nasceu e mora até hoje.

"Faltava muito às aulas para ensaiar, por isso demorei oito anos para me formar na faculdade. Em compensação, fiquei especialista em engenharia, música e cerveja", diz Homrich, que estreia nesta edição coluna quinzenal sobre a bebida (leia ao lado).

No começo da carreira de músico, no início dos anos 80, tocava percussão em um grupo de samba. Mas a década era mesmo do rock nacional. Com amigos, influenciados por bandas como Legião Urbana, criou o Nenhum de Nós, que lançou músicas como "Camila, Camila".

Na primeira viagem do grupo a São Paulo, Homrich parou em uma padaria da avenida São João e pediu cervejas que faziam sucesso na época, mas que não chegavam ao Sul. "Comecei pela Brahma Porter. Depois vieram a Niger, a München..."

Iniciou sua coleção, que hoje tem cerca de mil garrafas, e acabou se tornando um estudioso do assunto. Pré-internet, a pesquisa unia as informações dos rótulos e os livros de história e de química. "Quando via o estilo de cada uma, eu já sabia como era feita", conta o novo colunista.

Desde 2007, organiza o projeto Extra-Malte, encontro mensal em Porto Alegre sobre harmonização, novidades, entre outras abordagens.

Além do texto principal e de indicações de cerveja, em formato de ficha, a coluna terá uma seção chamada "Dica de Burgomestre", com sugestões de livros, copos etc.

O texto de Homrich será publicado a cada duas semanas, revezando com a coluna de Alexandra Corvo sobre vinhos. Nas semanas em que não estiver na versão impressa, o texto de Alexandra será publicada no site (folha.uol.com.br/comida).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.