São Paulo, quinta-feira, 07 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil é tema de evento gastronômico

Festival da Espanha, um dos mais importantes do mundo, destaca cozinhas emergentes na edição deste ano

Com variedade de matéria-prima e nova geração de chefs, país desponta no exterior; brasileiros abrem debate

JOSIMAR MELO
CRÍTICO DA FOLHA

Foi anunciado oficialmente, na última terça-feira, em San Sebastián, na Espanha, o tema e a programação da próxima edição do Gastronomika, um dos mais importantes eventos da gastronomia em todo o mundo.
A América Latina será a região homenageada, com ênfase especial para três países, entre os quais está o Brasil.
Tanto que "Gastronomias Evolutivas, Emergentes, Diversas - Peru, Brasil e México" é o tema geral do evento, que vai acontecer de 20 a 23 de novembro deste ano, em terras espanholas.
O Brasil abre o primeiro dia de palestras (dia 21), com um pelotão de chefs representando o país: Alex Atala (do restaurante D.O.M.), a dupla Helena Rizzo e Daniel Redondo (do Maní), Rodrigo Oliveira (do Mocotó), estes de São Paulo; e, do Rio de Janeiro, Roberta Sudbrack (do restaurante homônimo) e Claude Troisgros (do Olympe).
A escolha do tema deste ano corresponde à percepção corrente no mundo da gastronomia de que países como o Brasil, com sua farta variedade de matéria-prima e uma nova geração de bons profissionais, despontam no cenário internacional.

NATUREZA
Uma razão é a especial relevância que os ingredientes, ainda mais em se tratando de produtos pouco conhecidos e locais, ganham diante da permanente ameaça ao ambiente e à natureza.
O Gastronomika tem no seu comitê organizador grandes chefs do País Basco (que é conhecido por ser a região do planeta com mais estrelas do guia Michelin por metro quadrado), a exemplo de Juan Mari Arzak, Martín Berasategui, Andoni Luis Aduriz e Pedro Subijana.
A edição de 2011 "saúda as novas cores, as novas cozinhas, as sensações culinárias mais emergentes", justificam na apresentação do evento. "Por isso, neste ano apostamos em três grandes cozinhas da América Latina, por três tradições que se projetam para o futuro, por três gastronomias emergentes", dizem.
Durante as palestras dos chefs brasileiros será possível para parte do público -que se inscreve para sentar nas primeiras filas do auditório- degustar amostras de pratos demonstrados ali.
Entre os palestrantes do México, que se apresentam no segundo dia, estão Bruno Oteiza e Mikel Alonso (do restaurante Biko) e Enrique Olvera (do Pujol). Do Peru, Gastón Acurio e Pedro Miguel Schiaffino, entre outros.
Além dos países homenageados, importantes chefs de outras regiões do planeta também realizarão palestras -entre eles, os espanhóis Juan Mari Arzak, Andoni Aduriz, Joan Roca e Martín Berasategui; o inglês Heston Blumenthal; e o norte-americano Grant Achatz.

Inscrições pelo site do evento sansebastiangastronomika.com



Texto Anterior: Nina Horta: Lá vem pedra!
Próximo Texto: O Brasil no evento - 21/11
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.