São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

VINHOS O prazer de beber sem altas viagens

PATRÍCIA JOTA

Uvas de outro mundo


Fui surpreendida com um malbec espanhol, nada a ver com os argentinos concentrados e carregados


JÁ IMAGINOU se deparar com um tinto sangiovese do Languedoc? É o que poderá acontecer, já que cinco vinícolas dessa região no sul da França compraram 170 mil videiras da variedade mais celebrada na Toscana, diz a revista "Decanter".
Por trás desse fato, uma constatação: os produtores, nas mais diversas fronteiras, estão investindo em experimentações para identificar as cepas que melhor amadurecem em seus vinhedos e conseguir apresentar novos aromas e sensações aos consumidores.
Recentemente, fui surpreendida com um vinho malbec espanhol. Nada a ver com os argentinos concentrados e carregados de fruta preta e especiarias. O L'ame Malbec 2007, da jovem bodega Altolandon, região de Manchuela, exalou aromas frescos e florais. Pensei que estivesse delirando e, meio sem graça, questionei Rosalía Molina, enóloga e proprietária da vinícola.
"Tem razão, há um toque de violeta", concordou. Num instante, os frutos vermelhos também despertaram o nariz e tomaram conta da boca, num gole sedoso e persistente.
Do lado de cá, a vinícola brasileira Angheben elegeu a estrela das castas portuguesas, a touriga nacional, para um de seus tintos varietais. Eu esperava aquela exuberância floral e potência típica dos vinhos do Douro, mas o perfil do Angheben Touriga Nacional 2005, que não passa por madeira, é outro: fruta madura e mineralidade. O enólogo Eduardo Angheben prepara-se para engarrafar a safra 2008 e, segundo ele, nessa as nuances florais estão bem vivas.


Texto Anterior: Onde comer em Brasília
Próximo Texto: Sardenha é tema do 7º volume da coleção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.