São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

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FOCO

Sucesso da pizza começou com a distribuição das caixinhas

DE SÃO PAULO

Ele só queria vender mais Catupiry. Aos vinte e poucos anos, acabou inventando uma das pizzas mais pedidas pelos paulistanos.
Foi o vendedor Armando Alba, 60, o responsável pela febre da cobertura de Catupiry nas pizzas. Na década de 70, na tentativa de aumentar as vendas, ele começou a distribuir, de graça, o produto em pizzarias de São Paulo.
"Eu deixava uma caixa lá, sempre com um cartão. Algumas pizzarias toparam experimentar, os clientes gostaram e nós começamos a receber cada vez mais e mais pedidos na fábrica", conta.
A pizzaria Livorno, que na época ficava na avenida Ibirapuera, foi o primeiro lugar visitado por Armando. Em seguida, ele foi à Micheluccio e à Marguerita. E a moda, definitivamente, pegou.

CAIXINHA CENTENÁRIA
Quem compra requeijão cremoso encontra outras marcas, como Batavo e Danúbio. Mas muita gente ainda gosta de ir atrás da tradicional caixinha de madeira -que pode ser encontrada na própria loja da Catupiry, no Bom Retiro, em São Paulo.
Hoje, a produção é feita em Governador Valadares (MG). E o processo de fabricação é o mesmo de cem anos atrás. "Elas ainda são feitas artesanalmente", diz Ricardo de Oliveira, sócio da Uno, fabricante do produto.
Todos os dias, nove mulheres produzem 3.000 embalagens -cerca de 30% delas voltadas às caixinhas de Catupiry, e 70% voltadas ao requeijão Regina. (PPR)


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