São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bufê para nós dois

Banqueteiros fogem do arroz de festa e preparam mesas de casamento segundo o repertório afetivo dos noivos; a "comida de avó" é a maior referência

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As mesas de casamento estão de cara nova. Bufês mais alternativos estão se livrando de risotos, massas, salgadinhos e até dos tão apreciados e indefectíveis bem-casados.
Agora, chegou a vez das mesas personalizadas, com decoração e jantares que remetem à história do casal.
Daniela Kishimoto, sócia da Zest Cozinha Criativa, conta que já serviu até sopa de farinha: "O noivo era suíço e queria incluir a receita da avó no cardápio. Conseguimos. No dia do evento, a velhinha ficou emocionada".
Cardápio personalizado exige programação e criatividade. Para isso, os bufês entrevistam os noivos e procuram conhecer o repertório culinário do casal.
Geralmente, as receitas mais pedidas fazem parte da história afetiva, como pratos que lembrem o sabor que saía das panelas das mães e avós.
"Em vez de preparar o menu de sempre, nosso desafio é criar algo diferente", explica o chef Juliano Cordeiro, que trabalha com a adaptação das receitas caseiras para as festas de casamento.
A chef Martha Bender, do bufê Banqueting, diz que o banquete servido na festa precisa refletir a origem dos noivos. "Nem sempre isso é fácil. Já me apareceu um casal formado por uma japonesa e um irlandês", conta.
Na ocasião, ela preparou um coquetel japonês em parceria com o chef Shin Koike, do Aizomê, e pesquisou a comida escocesa para fazer o prato principal, um ensopado de carne com cerveja.

CASAMENTO COM FEIJÃO
Já para noivos brasileiros, Martha prepara quitutes locais, entre eles o caldinho de feijão, a sopa de abóbora, o pastel e o bobó de camarão.
"Um menu como esse precisa ser servido em harmonia com a decoração e a louça."
Para ilustrar o resultado desses menus de casamento menos convencionais, a Folha pediu para a empresa de decoração Bendita Festa e o bufê Zest produzirem uma.
Cuscuz marroquino em infusão de hortelã com legumes crocantes e frutas secas; maçã recheada com farofa úmida; e pernil de cordeiro assado na lenha com batatas, sal grosso e alecrim foram algumas das receitas preparadas para a sessão de fotos.
Para beber, drinque à base de limão e framboesas servido em garrafinhas de vidro.

FOLHA.com
Confira as receitas
folha.com/co945863


Texto Anterior: Nina Horta: Empregadas, mais um capítulo
Próximo Texto: Decoração de mesas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.