São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

De matriz africana, candomblé surgiu nas senzalas brasileiras

DA ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR

O candomblé é uma religião de matriz africana cujo princípio está apoiado na ideia de que cada pessoa tem um ancestral que deve cultuar -o orixá. Nasceu no Brasil depois da vinda dos africanos em condição escrava, trazidos de regiões diferentes daquele continente.
Segundo explica a historiadora Ynaê Lopes, os senhores de engenho tinham a preocupação de separar as famílias e as pessoas de um mesmo povo para quebrar qualquer possibilidade de uma revolta. "A religião foi um dos principais veículos para que os escravos conseguissem criar laços", diz.

DIVINO
As senzalas passaram a aglomerar africanos devotos a diferentes santos -na África, cada povo cultuava um santo próprio. Dessa convivência nasce a devoção coletiva a vários orixás -o que configura o candomblé.
Criação multiétnica, tem muitos modelos litúrgicos, mas se fixa em três formas básicas de comunicação com o divino, por meio de diferentes códigos: pelo jogo de búzios, pelo transe, quando o orixá lhe toma o corpo, e por meio da comida -a chamada cozinha ritual. (LUIZA FECAROTTA)


Texto Anterior: Onde comprar os ingredientes
Próximo Texto: Picadinho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.