São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PICADINHO

QUEM COME O QUÊ E OUTROS PETISCOS

ISSO EU NÃO COMO

As restrições da dieta kasher

A dieta kasher é aquela seguida pelos judeus religiosos e que foi prescrita pela Torá, o livro sagrado do judaísmo. No judaísmo, só é permitido comer animais ruminantes e de casco fendido. Segundo o rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista, ficam de fora da dieta judaica carnes como a de coelho, porco, tartaruga e crocodilo. Bois, cabritos e ovelhas podem ser abatidos. Mas só a carne de segunda é aproveitada, já que não se pode comer a parte traseira dos mamíferos, de onde vem o filé-mignon. Também não é permitido misturar carne e leite, excluindo da dieta lanches como o "cheeseburger" e pratos como o estrogonofe. Os animais precisam ser mortos em um ritual feito por uma pessoa instruída,que garante que ele terá uma morte sem sofrimento. A comida kasher recebe um selo de procedência para facilitar a vida do consumidor. A dificuldade é que não existem muitas opções kasher. Quem quer beber um capuccino kasher, por exemplo, vai encontrar um único produto na lista de aprovados pela BDK, entidade de rabinos que analisa os produtos.

BRINCANDO COM A COMIDA
VANESSA DUALIB v.dualib@gmail.com



QUANTO VALE?
UMA ROXA

TABELA NUTRICIONAL
Valores de referências - por 100g

Calorias - 71kcal
Carboidratos - 17,8g
Gordura - 0,6g
Proteínas - 0,7g
Fibras - 0,6g
Potássio - 185mg
Ferro - 0,3mg
Vitanima C - 11mg

DESAFIO AO CHEF
A Redação define um valor, e ele se vira para cozinhar

BENNY NOVAK + ATUM DE LATINHA + OVOS + BATATA

DESPENSA DE GUERRA

Atum de latinha, ovos e batata. Só comida de guerra, daquelas que se pode estocar em casa. Esses foram os ingredientes propostos a Benny Novak, que, com eles, criou o prato abaixo.
Benny, 43, formou um circuito de restaurantes, todos muito próximos, e se reveza entre eles. Está à frente das cozinhas do francês Ici Bistrô (r.Pará, 36, tel.0/xx/11/3257-4064), do italiano Tappo Trattoria(r.da Consolação, 2.967, tel. 0/xx/11/3063- 4864) e do americano 210 Diner (r.Pará, 210, tel. 0/xx/11/3661-1219).

Brandade de atum com ovo poché de codorna

INGREDIENTES
- 400g de atum em lata em água e sal
- 500g de de batata
- 2 dentes de alho sem casca
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
- sal e pimenta-do-reino
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Farinha de rosca grossa não muito torrada, feita em casa
- Ceboullette picada
- Ovos

PREPARO

- Preaqueça o forno a 170ºC forno médio
- Faça um purê cozinhando as batatas com casca em água fervendo por 40 minutos ou até estarem macias. Escorra e reserve. Espere esfriar um pouco, descasque as batatas e passe pelo espremedor
- Em um processador de alimentos, coloque o purê de batatas, o atum, o alho, o creme de leite e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora
- Usando o botão de pulsar, pulse algumas vezes até obter uma massa homogenea, mas não deixe bater muito para não ficar liso demais. Transfira para uma travessa refratária
- Salpique a farinha de rosca sobre a massa de batata e atum e leve-a ao forno. Deixe assar até dourar. Salpique a ceboullette, jogue um fio de azeite e sirva com ovos poché - Coma com pão

Minha cozinha sempre tem...

MARINA PERSON, 42, que estreou recentemente o programa "Cultura Retrô" (TV Cultura)

1 - SAIS VARIADOS: "Tenho de vários lugares do mundo. Flor de sal da França, rosado Himalaia, vulcânico do Havaí, cinzada Califórnia, em flocos da Inglaterra... Eles variam muito de sabor,mas tem de ser 'innatura', não gosto dos aromatizados"

2 - AZEITE EXTRAVIRGEM: "Tempero tudo com ele, sempre cru, fica mais saboroso e saudável. Indispensável em saladas, legumes, peixes em geral e no clássico bacalhau"

3 - GENGIBRE: "Adoro o sabor peculiar do gengibre. Fica bom tanto com sabores doces quanto salgados. Coloco no suco, na sopa, no peixe..."

CONCURSO
Você já mandou uma receita via Twitter?

Sabe aquela receita bem simples que você faz quando a fome ataca? Será que ela é rápida o suficiente para ser explicada em um tuíte?
A Folha quer testar seus dotes culinários e sua capacidade de síntese. Você consegue enviar uma receita escrita em 140 caracteres? Pode ser de doce, de salgado ou de bebida. Vale usar palavras abreviadas, mas só se a receita ficar compreensível. Os autores das três melhores receitas enviadas ao @folhacomida até as 23h do dia 12/6 vão ganhar cada um um kit com centrífuga, grill e purificador de água.
Os critérios da seleção serão originalidade e clareza. Confira o regulamento deste concurso cultural na Folha.com/co913915.

FOLHA.com
Veja no folha.com/comida o novo Banco de Receitas, o programa gastronômico de TV e os blogs de Marcelo Katsuki, Nina Horta, Alexandra Forbes, Cris Couto, Isabela Raposeiras e Edu Passarelli




Texto Anterior: De matriz africana, candomblé surgiu nas senzalas brasileiras
Próximo Texto: Fogo alto - Lourdes Hernândez: Eva e a primeira mordida na maçã
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.