São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maior feira de chocolate chega ao Brasil

Produtores de cacau e chocolateiros estarão reunidos em Salvador em 2012 e discutirão o futuro do produto

Marcas internacionais flertam com o país, que tem hoje um dos maiores potenciais de consumo do mundo


LUIZA FECAROTTA
DE SÃO PAULO

Confirmado: o Brasil será o primeiro país da América Latina e o primeiro produtor de cacau a receber o Salon du Chocolat, a maior feira de chocolates do mundo.
O anúncio -que teve o apoio do governo da Bahia, onde o evento será realizado- aconteceu durante uma breve visita a do organizador das edições internacionais, Genaro Bardy, ao Brasil, há cerca de duas semanas.
O Salon du Chocolat nasceu em Paris em 95 e está consolidado em cidades como Nova York, Xangai e Madri.
Na primeira semana de julho de 2012, produtores de cacau e chocolateiros de dentro e de fora do país estarão reunidos na capital baiana num formato semelhante ao original, incrementado com novidades -e aberto ao público.
Haverá visitas guiadas a fazendas produtoras da região e um fórum inédito para discutir o futuro de chocolate, com participação de cem personalidades da área vindas de diversos países.
"Se o cacau continuar como está, em dez, 15 anos entrará em colapso. Os fazendeiros estão abandonando as plantações ao redor do mundo", diz Diego Badaró, da Amma Chocolate, responsável pela chegada da feira. "Hoje, o Brasil é um dos mercados com maior potencial de consumo. Empresas internacionais estão com os olhos voltados para cá."
São marcas como La Maison du Chocolat, Pierre Hermé e Michel Cluizel, uma das mais respeitadas na França, que sondam o Brasil. Esta última entrou timidamente no território nacional, com produtos à venda na Casa Santa Luzia e já demonstrou interesse em abrir um ponto aqui.
No ano passado, o país recebeu duas grandes marcas com reconhecimento mundial: a belga Barry Callebaut abriu fábrica em Minas Gerais -e espera crescer em torno de 30% em 2011 para acompanhar o aumento da demanda- e a francesa Valrhona, que abriu loja no começo de 2010 em São Paulo, acaba de inaugurar um ponto no shopping Pátio Higienópolis e prevê a abertura de mais uma unidade até o fim deste ano.

CACAU BRASILEIRO
Foi a Valrhona, aliás, que ajudou a impulsionar a incorporação de cacau brasileiro por profissionais estrangeiros com o lançamento mundial bem-sucedido de um chocolate com 62% de teor de cacau da região de Ilhéus, no sul da Bahia.
"Os chocolateiros que têm grife na França estão deixando de comprar o chocolate pronto e comprando o cacau para fazer seus próprios chocolates", diz Cintia Sanches Lima, da Chocolat des Arts, loja dedicada ao produto.
Ao mesmo tempo que o mercado se aquece, o cacau brasileiro dá sinais de renascimento. Isso, depois de ter sido devastado por uma praga (a vassoura-de-bruxa) nos anos 80, e de ter perdido o viço, revelado à exaustão nos relatos de Jorge Amado.
Produtores de Estados como a Bahia, o Pará e o Espírito Santo, no entanto, estão empenhados em resgatar-e estimular- a vitalidade da produção, trazer o homem de volta à terra e preservar a natureza via reflorestamento.


Texto Anterior: Nina Horta: O último capítulo das empregadas
Próximo Texto: Raio-X do evento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.