UOL


São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Próximo Texto | Índice

BUROCRACIA

Prefeitura espera derrubar o prazo de tramitação de 180 para 15 dias úteis

Aprovação de planta migra do papel para o computador

BRUNA MARTINS FONTES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem risca um projeto de edifício em São Paulo sabe que, ao arrematar o último detalhe da planta, o trabalho está só começando. E que os trâmites para aprovar o projeto podem demorar tanto quanto levantar o prédio.
Mas aprovar plantas na Sehab (Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano) rapidamente e acompanhar sua análise é um plano que está saindo do papel e migrando para o computador.
Em parceria com 59 empresas, a secretaria está implementando o Plantas On-Line. Com ele, a aprovação pode sair em 15 dias úteis.
Segundo levantamento da Sehab de outubro a dezembro de 2002, a maior parte dos processos (51%) demorou mais de 180 dias corridos para obter a aprovação. Só 11% saíram em até 60 dias.
Por enquanto, a facilidade só vale para alguns prédios residenciais -os do tipo R2-02, que representam 25% das construções na cidade. A idéia é englobar todas as categorias até novembro.
O sistema também abrange treinamento da equipe, modernização dos equipamentos e supressão de processos burocráticos.
Quem se angustia com a falta de informação vai aposentar os calmantes. Os autores dos projetos receberão informes sobre alterações por e-mail e acompanharão o processo na internet.
Apesar de não valer para residências ou estabelecimentos para comércio e serviços até 250 mē, a iniciativa deve passar a incluí-los.


Próximo Texto: Após teste, projeto começa em novembro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.