São Paulo, domingo, 01 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUA QUENTE

Etiquetas baseadas em avaliações do Inmetro ajudam a comparar eficiência energética dos três sistemas

Chuveiro elétrico é opção mais econômica

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Comparar sistemas de aquecimento não é tarefa fácil. A equação tem três variáveis: investimento, consumo de água e gasto de energia.
"O usuário tem de verificar quanto está disposto a investir e o que espera do produto", determina Edson Suguino, porta-voz da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).
Reduzindo a temperatura conforme aumenta a vazão da água, o chuveiro elétrico é mais interessante economicamente por consumir um volume menor do líquido que os aquecedores a gás.
Enquanto um chuveiro na posição inverno usa cerca de 3 litros/minuto, a ducha de menor vazão adequada ao uso de gás consome 7 litros/minuto.
Aparelhos com aquecimento central -como modelos a gás e solares- precisam de misturador e têm intervalo entre a abertura do registro hidráulico e a chegada da água quente. Isso soma ao consumo o tempo para ajuste da temperatura.
Mesmo que o gasto com aquecimento a gás seja menor que com o elétrico, a conta de água pode inverter a situação.
Na instalação de aquecedores centrais, é preciso usar encanamentos especiais para água quente, com custo superior aos comuns.
"Não se pode esquecer do gasto de manutenção dos aparelhos, com mão-de-obra especializada", pondera Suguino.
Herança cultural de banhos relaxantes ou não, fato é que o conforto pesa na decisão final.
"Entre o chuveiro elétrico e o aquecedor a gás, os gastos mensais são parecidos. O conforto que as duchas a gás proporcionam, porém, é maior, por não reduzirem a vazão de água", avalia Douglas Messina, pesquisador do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

Ferramentas
Um bom suporte para comparações entre modelos são as etiquetas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade).
Com dados sobre gasto e eficiência energética, as marcações podem ser encontradas em chuveiros e em aquecedores solares.
Os sistemas a gás são avaliados pela etiqueta nacional de conservação de energia, que é obrigatória desde abril. (CC)


Texto Anterior: Água quente
Próximo Texto: Modelo solar custa R$ 300 por chuveiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.