São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHOVE (SÓ) LÁ FORA

Telhados e calhas devem ser adequados

Rufos, cumeeiras e esquadrias com borracha e escova nos caixilhos ajudam a barrar a entrada de água

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mesmo com lajes e fundação da casa impermeabilizadas, outros aspectos devem ser levados em conta para proteger a casa da umidade. Telhados e calhas, por exemplo, têm papel fundamental nessa missão, já que conduzem a água ao local adequado para escoamento.
"Calhas subdimensionadas em telhados grandes transbordam", alerta Kurt Amam, coordenador do curso de engenharia civil da FEI (Fundação Educacional Inaciana).
Para saber se o tamanho da calha está adequado ao telhado, o indicado é observar se ela transborda em dias de chuva, sugere Amam.
Outros itens que colaboram para manter a água do lado de fora de casa são os rufos, chapas de aço que fazem o encontro da calha com a alvenaria. "Os rufos evitam troca de umidade com a parede", completa.
As cumeeiras também ajudam contra as goteiras. "São como uma espécie de chapéu para a parte mais alta do telhado. Sem essa peça, haveria infiltração no encontro dos dois lados do telhado", explica.

Aberturas
Janelas e portas-balcão também permitem que a umidade se infiltre nas paredes, caso não tenham sido bem planejadas. "Qualquer fresta deve ser bem calculada", avisa a arquiteta Clélia Regina Ângelo.
A arquiteta conta o caso de uma cliente que sofreu prejuízo graças a um caimento malfeito de uma janela. "O piso de madeira estufou, e tivemos que trocá-lo", conta.
A solução foi instalar uma janela com estrutura de PVC, mais estanque à umidade.
Para proteger seu novo piso de madeira da entrada de água pelas frestas de suas janelas, a professora Carla Martins, 58, optou, ao trocar as esquadrias, por modelos que oferecem maior estanqueidade.
Eles possuem escovas de vedação e borracha nos caixilhos. "Como investi bastante no piso, quis protegê-lo de todas as formas", argumenta.
Nem as flores penduradas na janela estão livres de trazer umidade para dentro de casa.
"Se não houver impermeabilização da parede em contato com a jardineira, ela poderá trazer problemas tanto para a parede como para o piso", salienta Lourenço Granato, 55, engenheiro civil e sócio da Casa Seca, empresa especializada em impermeabilização. (MD)

Texto Anterior: Chove (só) lá fora
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.