São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

Produtos de limpeza podem liberar poluentes dentro de casa

DA REPORTAGEM LOCAL

Se já não bastassem os problemas respiratórios deflagrados pela poeira, substâncias químicas também são responsáveis pela poluição doméstica.
Produtos químicos e de limpeza em geral liberam COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), que, inalados, irritam mucosas de alérgicos e asmáticos.
Cerca de 10% da população é asmática, e 30% são alérgicos, diz Fábio Castro, diretor da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia).
De acordo com Gustavo Graudenz, alergologista, ainda não existem produtos de limpeza comprovadamente amigáveis aos alérgicos no Brasil.
As fórmicas produzem formaldeído; o mesmo acontece com verniz, tintas e outros materiais de acabamento -daí a importância de ter uma boa ventilação na casa.
Abrir as janelas diariamente deve ser uma prática para a troca de ares, mesmo em regiões com grande tráfego de veículos.

Poluição de carros
O recomendável é que, em época de inversão térmica, as janelas sejam abertas nos períodos de menor tráfego: de manhã bem cedo e à noite.
Graudenz alerta para os riscos da poluição proveniente de queima de combustível. "O material particulado está diretamente relacionado a problemas respiratórios e cardiovasculares", aponta.
Em casas com ar-condicionado, a manutenção dos filtros deve ser feita periodicamente. Aparelhos "split" (com o motor do lado de fora da casa) exigem a limpeza das serpentinas.
(CC)



Texto Anterior: Faxina do ar: Umidificação da casa não pode passar do ponto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.