São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Lugar de todos

EVELYN CARVALHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Constituir um espaço de convívio, cozinhar para os amigos, agrupar utensílios. Se, por um lado, as atividades na cozinha crescem em número, de outro, a limitação das dimensões do ambiente exige que a receita do projeto aproveite ao máximo cada um de seus ingredientes.
"A cozinha virou local de experimentação da gastronomia", diz o arquiteto Caco Borges. O cômodo também se reintegra ao espaço social da casa e pede unidade estética com ele.
Para alimentar toda essa versatilidade, armários, gavetas e prateleiras ganham "sabores" mais condensados.
Nos armários inferiores, gavetões compartimentados, mais ergonômicos, substituem as portas convencionais. O conforto no manuseio também garante o apetite por painéis de correr nos armários mais altos.
"Portas deslizantes permitem painéis mais alongados e não atrapalham o acesso e o trabalho", diz José Bonetti, gerente de desenvolvimento de produtos da loja Kitchens.
Na cozinha da publicitária Valéria Scattolini, projetada pela arquiteta Ana Cristina Malta, alguns dos compartimentos não possuem fundo, ampliando sua capacidade.
Mas tanta economia de espaço requer cuidado extra para que a funcionalidade não seja comprometida pela "inanição".
Assim, aberturas dos armários mais amplas e com menos divisões podem ser um caso de "boca maior que o estômago". "A profundidade mínima deve ser de 60 centímetros", alerta o decorador Leandro Petreca.
É preciso ainda preocupar-se com a disposição dos itens no ambiente, para evitar "misturas indigestas".
Quando a cozinha possui formato de corredor, a dica é agrupar os armários em uma parede, para facilitar a circulação. A cuba da pia deve estar ao centro, e fogão e geladeira, em extremidades opostas.
Já o cooktop separa o forno das bocas do fogão, embutidas no tampo da pia. Microondas e forno sobem para uma prateleira, a 1,3 metro de altura, dando mais segurança e conforto.


Próximo Texto: Marceneiro e loja disputam pedido do cliente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.