São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Até concreto inadequado pode ser vilão

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Engenheiros consultados pela Folha apontam como possíveis causas de defeitos estruturais instabilidade na fundação (conhecida como recalque) e falta de armação -ferragens-, que pode estar mal posicionada ou oxidada.
O uso de materiais inadequados (como concreto de resistência menor que a necessária para suportar a carga a ser sustentada pela estrutura) e erros de cálculo nos projetos de impermeabilização, de fundação ou de estruturas também são "vilões".
Em alguns casos, decisões tomadas no projeto são responsáveis também pelo surgimento de fissuras menos perigosas.
"Em vãos maiores, se a estrutura não tem juntas de dilatação [material flexível, como poliuretano], o movimento de expansão e contração do concreto provocado por variações térmicas não será contido, e o material apresentará fissuras", exemplifica o engenheiro civil da Simenge Renato Simões Costa, 29.
"Assim, o aparecimento de fissuras é normal até certo ponto, em que a estrutura se "encaixe" na estabilização do terreno", aponta Martins. (GG)

Texto Anterior: Não deixe a casa cair: Fissuras que se mexem são as mais graves
Próximo Texto: Norma sobre concreto foi revisada em 2003
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.