São Paulo, domingo, 04 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIMPEZA SEM MANCHA

Abrasivo é inimigo de vidro, madeira e eletrodoméstico

Além de riscar os objetos, o uso desses materiais pode retirar a camada de proteção de panelas e assoalhos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O inimigo número um da limpeza de eletrodomésticos, madeira, vidro e outros materiais são os abrasivos -como lixa e lã e palha de aço- e objetos duros e pontiagudos.
"O problema da palha de aço e de outros abrasivos, como o lado verde da esponja de lavar louça, é que a ação é mecânica, ou seja, ela raspa todo o acabamento e a pintura, destruindo o revestimento e as camadas de proteção", alerta o arquiteto Jaques Suchodolski.
"O ideal é que a palha de aço que seja usada para tirar cola e tinta de objetos de aço sem tratamento, como algumas fôrmas e panelas, que podem ser raspados sem problemas", completa.
Segundo o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da fabricante Assolan, as funções da lã são a limpeza de panelas, louças e copos. Já a palha serve para remoção de ferrugem, tinta, papel de parede e limpeza de assoalhos e pisos.

Teflon
Um material particularmente sensível a abrasivos, como facas, é o politetrafluoroetileno (teflon), presente em panelas e em sanduicheiras elétricas.
"A remoção da capa protetora de teflon é prejudicial à saúde do consumidor. Para tirar restos de comida, use uma esponja leve ou uma espátula de plástico", ensina Júlio Landaburu, 37, gerente de marketing da fábrica de eletrodomésticos Black & Decker.

Fúria
A porta de madeira de um imóvel da escritora Maria Eugênia Sahagoff conheceu a fúria de um abrasivo ao ser pintada.
Os pintores não protegeram com fita crepe os vidros de uma porta de madeira ao passarem o verniz, e o excesso da resina foi removido com uma espátula -deveria ter sido cuidadosamente retirado com uma estopa embebida em removedor.
"Não restou dúvida de que o pintor conseguiu seu intento, mas todas as partes "limpas" ficaram irremediavelmente arranhadas", lamenta a escritora.
Para evitar estragos, sabão neutro e água -desde que a superfície não absorva o líquido- é a fórmula sugerida por Suchodolski. "Pisos com acabamento de verniz, por exemplo, não precisam de produtos de limpeza. Basta um pano úmido e está ótimo", afirma. "Na dúvida, o menos é melhor." (MCN)


Texto Anterior: Limpeza sem mancha
Próximo Texto: Manual previne desastres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.