São Paulo, domingo, 05 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

dois toques

Solário no alto aproveita iluminação do terreno

Madeira, pergolado e palmeiras tornam o espaço mais aconchegante

CRISTIANE CAPUCHINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma velha churrasqueira nos fundos. Um espaço considerado pequeno pelo proprietário -e com infiltração no telhado. Esse foi o cenário apresentado à arquiteta e paisagista Roberta Ventura para uma reforma em uma casa na Vila São Francisco (zona oeste).
Além desses problemas, a piscina era pouco usada por ter períodos curtos de incidência da luz solar. "A água é muito gelada e quase não bate sol", relata a arquiteta.
Com cem metros quadrados, a área estava subaproveitada. "A circulação naquele espaço não era boa, a escada de acesso à piscina não dava para a churrasqueira", explica. Uma mureta verde ficava no caminho.
Habitada por um casal com dois filhos jovens, de vida social ativa, a casa não tinha um local estruturado adequadamente para receber convidados.
A proposta de Ventura foi a de integrar as duas áreas e criar um solário sobre a churrasqueira que permitisse o banho de sol. A churrasqueira também será ampliada a partir da demolição de um banheiro externo que não é utilizado.
Uma escada em caracol na lateral servirá de acesso ao solário com deque de madeira. "São 22 m2 sobre a laje, com palmeiras em vasos, mais adequadas para não criar muita sombra, além de remeter à praia", considera.
Outra alteração proposta para aumentar o conforto é a utilização, também na borda, de madeira, um material quente para que as pessoas sentem ou deitem ao tomar sol.
Para assegurar a intimidade da família, Ventura terá de ampliar os muros da casa, que serão cobertos por trepadeira. Assim, a planta que já existe na casa será reaproveitada.
Ao lado da churrasqueira, um pergolado com parreiras manterá um espaço com iluminação natural e que poderá ser usado para refeições ao ar livre.
Sobre a casa de bombas da piscina, vasos com vegetação com poda artística (topiaria) farão a decoração. Gardênia é a opção da paisagista para levar flores e o seu agradável odor ao jardim. "Também há bromélias e orquídeas nos muros, que não serão mexidas", lembra.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.