São Paulo, domingo, 05 de novembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Casa de metal

Estrutura metálica leve corta pela metade mão-de-obra e prazo de execução da construção

Renato Stockler/Folha Imagem
Fábio Humberg, 42, mora em um condomínio que parece cenário de filme norte-americano


GIOVANNY GEROLLA
DA REPORTAGEM LOCAL

Se, nos anos 70, a música "Construção", de Chico Buarque, falava em "tijolo com tijolo num desenho lógico", no século 21, erguer a casa dos sonhos pode exigir bem menos "olhos embotados de cimento".
Estruturas de perfis metálicos leves, trazidas dos Estados Unidos e conhecidas como "steel frame", permitem fazer uma residência de dois andares em três meses, sem sujeira e resíduos de obra e com a metade da mão-de-obra necessária na construção convencional.
"O preço médio é de R$ 1.000 por m2", aponta o arquiteto Alexandre Mariutti, 39, da construtora Seqüência, pioneira em "steel frame" no país.
"Esse valor inclui revestimentos, louças, ventilação, ar-condicionado, esquadrias, armários embutidos, espelhos, interruptores e telhado", lista. E é semelhante ao gasto em uma casa de alvenaria.
Apesar de parecer um pacote fechado com itens predeterminados, "a estrutura é muito flexível e permite customização dos projetos, desde que bem estudados antes da execução, pois as peças chegam prontas ao canteiro", explica o professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Leandro Palermo Júnior, 46.

Quente
A obra limpa do "steel frame" já magnetiza empreendedores imobiliários, que pensam em utilizá-la em larga escala, como a construtora MRV.
O arquiteto Guilherme Jardim, 35, da Usiminas/Cosipa, lembra que, "desde 2005, há uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas para o desempenho do sistema".
Porém, a luz do sol sobre as telhas, se forem asfálticas, ou sobre os lambris da fachada, se forem de PVC, poderá esquentar muito os ambientes, exigindo ar-condicionado "split".


Próximo Texto: Casa de metal: "Sabor" personalizado encarece projeto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.