São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JARDIM DE INVERNO

Não deixar as flores encostarem em vidros de janelas é um dos segredos para evitar choque térmico

Dosar bem adubo e clima ajuda a dar viço

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para sobreviver ao inverno, as plantas pedem proteção contra o frio e a falta de umidade. Novas mudas precisam de aclimatação e adubação equilibrada para não perderem folhas e flores.
O choque térmico, como a variação da temperatura que ocorre da madrugada para a manhã, é um dos grandes vilões.
Uma sugestão de Edson Valerio, professor de jardinagem do Senac, é não deixar os vasos encostados no vidro das janelas. "Esse contato com a superfície fria faz com que a planta fique amarela, perca as folhas e pare de florir", explica.
Se, em países mais frios, é possível cultivar no inverno espécies como samambaias, contando com a ajuda do sistema de aquecimento central, por aqui não adianta recorrer ao aquecedor para manter as plantas viçosas.
"Quando o aparelho é desligado, elas sofrem o choque. A climatização deve manter uma temperatura constante, como se a casa fosse uma estufa", diz Valerio.
O arquiteto e paisagista Fabio Morozini adiciona que os cítricos, como as laranjeiras e os limoeiros, não gostam de frio e pedem abrigo. "É bom colocá-los em locais cobertos e que recebam sol."

Proteção do gramado
Como a grama é duramente atingida pela estiagem, deve ser coberta com terra e adubo. Fabiana Traldi, professora do Ibrap, sugere uma receita.
"Para cada metro quadrado de gramado, misture dez litros de terra preta, 150 gramas de calcário dolomítico e 150 gramas de adubo NPK 10-10-10 [essa informação está na embalagem; a sigla indica que o adubo contém nitrogênio, fósforo e potássio] e cubra a grama com uma camada de dois a três centímetros."
Ingredientes orgânicos, como húmus de minhoca e torta de mamona, também devem ser adicionados. Morozini recomenda arejar o terreno com furos antes de despejar a mistura.
"Em uma parte de húmus, ponho duas partes de terra mista e a quantidade de adubo NPK indicada na embalagem. Depois, jogo bastante água."
O paisagista Raul Cânovas dá uma sugestão caseira para suprir todas as plantas com minerais: jogar cinzas (de fornos a lenha ou churrasqueiras) apenas uma vez, no início do inverno. Ele indica um litro por metro quadrado.
Valerio prefere a adubação orgânica, com esterco, húmus, farinha de ossos e torta de mamona. "É a mais indicada para o clima seco, pois enriquece o solo lentamente. Os minerais tendem a se depositar no fundo do vaso, e a planta seca e desidrata."
(BRUNA MARTINS FONTES)


Texto Anterior: Jardim de inverno
Próximo Texto: Raízes definem tempo de vida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.