São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raízes definem tempo de vida

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para garantir vida longa às mudas compradas em floriculturas e chácaras, é preciso prestar atenção ao estado das raízes.
"A planta deve estar enraizada, senão pode perder folhas e frutos e até morrer", diz Jade Oliveira, 33, gerente do Tatuapé Garden.
Isso porque alguns produtores cortam as raízes, comprometendo o desenvolvimento do vegetal.
Para quem é leigo no assunto, não é fácil saber se as plantas estão enraizadas (geralmente elas ficam em vasos, e as outras, envoltas em sacos de estopa), mas ele dá algumas dicas, como chacoalhar o espécime de leve. As folhas não devem cair facilmente. Também ajuda ver se a terra do vaso está muito solta, o que é mau sinal.
Segundo Oliveira, ao tirar a planta do recipiente, ela geralmente apresenta raízes aparentes, que se prolongam até os limites do vaso, tomando sua forma.
A quantidade de raízes varia conforme a espécie, mas o importante, de acordo com paisagistas, é que não estejam escondidas num torrão.
Se o jardim ainda não saiu do papel, o local mais indicado para posicionar as plantas é a face norte da casa, a que mais recebe sol durante o dia no inverno. (BMF)


Texto Anterior: Jardim de inverno: Dosar bem adubo e clima ajuda a dar viço
Próximo Texto: Decoração: Casa Plural mistura tons urbanos com artesanato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.