UOL


São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atores simulam uso de recurso tecnológico

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Novas tecnologias também estarão à mostra nos dois prédios de três andares montados na cidade.
A Inpar apresenta uma versão residencial que tem paredes de "dry wall", tubulação hidráulica flexível e aspiração central.
"Para demonstrar o funcionamento de tudo, haverá um grupo de teatro para simular uma família vivendo no local. Além disso, pesquisadores do laboratório Falcão Bauer farão testes nos materiais", conta a arquiteta Cecília Levy, 43, coordenadora de projetos da Tecnohab.
Rapidez na construção é outro ponto em destaque. Serão mostradas soluções prontas, como o banheiro que já vem com acabamento para encaixar no local e a Porta Pronta, da Pormade. Ela vem com batente, fechadura e é fixada na parede com espuma de poliuretano, sem quebra-quebra.
Estruturas pré-moldadas permitem uma redução de 30% no tempo de construção de um edifício. É o que mostra a construtora Hochtief, com um prédio comercial inspirado no edifício do BankBoston, concluído no ano passado em São Paulo.
"O edifício é feito com estrutura metálica pré-montada, que reduz o tempo de montagem sem desperdício", diz Luiz Carlos Rocha, 44, diretor técnico da construtora.
Finalizado com piso elevado, o prédio tem sistema de cabeamento que integra iluminação, controle de segurança e gerenciamento de dados e energia, tudo bolado pela Siemens.
De acordo com o engenheiro eletrônico David Jugend, 54, o sistema sem fios é o que existe de mais moderno para os edifícios comerciais. "Imagine que você possa chegar à empresa e conectar o micro em rede sem cabos."
Na feira, somente será demonstrado o sistema de telefonia sem fios, o resto é feito com cabos.

Lego
Mas qualquer tecnologia, por mais avançada que seja, tem de obter o melhor desempenho do metro quadrado de construção, com baixo consumo de energia e aproveitamento da arquitetura, conta o arquiteto Edo Rocha, 53.
"Todo investimento tem de trazer resultado. Não adianta colocar um ar-condicionado que promete economia, se os vidros deixam passar calor, por exemplo. Prédios eficientes chegam a economizar até 25% de energia."
O arquiteto Roberto Candusso, 60, que projetou os prédios da feira, apresenta ainda o sistema de construção Modulus, que funciona como um brinquedo Lego, com peças que se encaixam. Nele, o banheiro pronto é também fachada e estrutura do prédio.


Texto Anterior: Fehab: Idéias buscam menos tempo e mais verde
Próximo Texto: Piso elevado evita quebra da calçada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.