São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Local requer cuidado na escolha de produtos de limpeza

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se escolher materiais de fácil manutenção é requisito de um canto confortável para o dono e o seu bicho, produtos de limpeza adequados e a higiene do animal também são fundamentais para conservar o espaço.
Os veterinários indicam lavar toda a área de circulação com água e detergente neutro ao menos uma vez por dia.
Depois de enxagüar, recomenda-se desinfetar o local com vinagre diluído -para não irritar o olfato do animal.
O cãozinho também deve aprender a zelar pelo ambiente. Para tanto, desde pequeno tem de ser ensinado a fazer as necessidades em lugares determinados, orienta o veterinário Mauro Lantzman, especialista em comportamento animal.
"O aprendizado se dá por repetição, elogios e prêmios, nunca por castigo e agressão."
"A reeducação fica praticamente impossível depois dos dois anos de idade", reforça a veterinária e psicóloga de cachorros Hannelore Fuchs.
A cada seis meses, os cães adultos devem visitar o veterinário -até o sexto mês de vida, a consulta tem de ser mensal.
Cães pedem banhos semanais ou quinzenais; em gatos, basta uma vez por mês.

Felinos
Para quem opta por um gato, as dicas da veterinária Renata Vieira são ter telas de segurança nas janelas e sacadas e não descuidar das portas de saída.
Como os felinos gostam de marcar território, a melhor solução para deixarem de fazer xixi pelos cantos é castrá-los a partir dos cinco meses.
"A castração elimina a influência hormonal que rege essa demarcação e eles passam a fazer as necessidades na caixinha com areia", explica Vieira.
Outra recomendação é escovação diária para as raças de pêlos longos e semanal para as raças de pêlos curtos.
Unhas devem ser aparadas a cada 15 dias, e a consulta veterinária precisa ser feita a cada seis meses. Gatos em apartamentos necessitam de brinquedos para distrair e arranhar e comida balanceada para evitar cálculos renais e uretrais. (RM)

Texto Anterior: Dia-a-dia de cão
Próximo Texto: Sofá e cama do dono são limitados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.