São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passa-pratos e portas de correr são opções para evitar que o cheiro se espalhe; bancada pode esconder a bagunça

Divisórias regulam nível de privacidade

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Derrubar a parede da cozinha sem perder a privacidade, eis a questão. Na dúvida, há ainda uma outra alternativa: usar painéis para fechá-la quando for preciso esconder a bagunça ou evitar que o cheiro de comida se espalhe.
Essa foi a opção de Juliana Serbeto, 25, e Daniel Boaventura, 33. "Ele sempre quis uma cozinha americana", diz Juliana.
Como ela temia que a fumaça e o cheiro da comida se espalhassem pela casa, seguiu o conselho do arquiteto Antonio Ferreira Junior e resolveu instalar dois painéis de vidro com moldura de ferro e rodízios na parte de cima.
Juliana confessa que as portas ficam "99% do tempo abertas". "Fechamos só uma vez por causa do barulho, para não acordar a Joana", conta ela, referindo-se a sua filha de seis meses.
Outra sugestão menos radical foi a proposta pela arquiteta Drica Metzner. "Era um apartamento compacto. A proprietária queria que a cozinha se integrasse, para que ela estivesse sempre em contato com a sala e pudesse conversar com o pessoal do outro lado."
Mas, como ela não queria abrir totalmente a parede, a solução foi fazer uma pequena abertura, um passa-pratos. Além de dar a possibilidade de instalar um balcão para fazer refeições rápidas, a abertura pode ser facilmente fechada.
"Para isso, pode-se escolher uma persiana, uma janela de madeira ou painéis", diz Metzner.
A solução não serve apenas para quem não pode derrubar paredes. Isso acontece também em cozinhas pequenas, em que não há muito espaço para armários.

Bancada
Para o arquiteto José Roberto Moreira do Valle, a cozinha americana não deve ficar totalmente exposta. "A área de lavagem é muito feia", diz ele sobre a pia e a máquina de lavar louça.
Nesse caso, a sugestão do profissional é instalar uma barreira entre a pia e o balcão, feita do mesmo material usado em ambos.
A bancada que separa a cozinha da sala é um dos pontos mais valorizados. Se a idéia é ganhar espaço, pode-se trocar a parede por uma mesa de jantar comum, de 70 cm, com cadeiras baixas.
Essa foi a opção da arquiteta Lidia Damy Sita para aproveitar melhor o ambiente. "Foi uma solução para o espaço e para a luz, porque a melhor iluminação vinha da cozinha, e não da sala."
Segundo a arquiteta Jóia Bergamo, o projeto de cozinhas americanas em apartamentos pequenos deve aproveitar os espaços com armários sob medida.
(ISABELLE SOMMA)


Texto Anterior: Espaço gourmet: "Cozinha de estar" amplia e moderniza área pequena
Próximo Texto: Panorâmica - Popular: "Casa 1.0" ganha novo desenho e sai do papel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.