São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

POPULAR

Obra vai começar em março

"Casa 1.0" ganha novo desenho e sai do papel
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Três estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vão erguer, no Horto Florestal, uma nova versão da moradia popular da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), batizada de "Casa 1.0".
Os novos traços foram desenhados pelos estudantes Maria Laura Esmiralha, Evelinne Villaça e Leonardo Knopp, que ganharam concurso promovido pela ABCP.
"A idéia era dar mais valor estético ao projeto sem aumentar seu custo", explica Guilherme Andrade, 28, representante regional da ABCP no Rio de Janeiro.
As "Casas 1.0" são feitas de concreto celular ou de alvenaria estrutural com blocos de concreto, têm 42 m2 e custam R$ 11 mil, em média. A economia em relação a unidades feitas de tijolo pode chegar a 30%, segundo Andrade.
"O baixo custo vem da racionalização do processo construtivo, com planejamento detalhado e modulação, o que aumenta a produtividade da mão-de-obra."
O manual da "Casa 1.0" pode ser solicitado à ABCP (tel. 0800-555776). (BRUNA MARTINS FONTES)


Texto Anterior: Divisórias regulam nível de privacidade
Próximo Texto: Liquidação 1: L'Oeil corta preços de móveis e peças em até 70%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.