UOL


São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

NATAL

Cores fortes e materiais como acrílico e metal remoçam árvore e presépio

Designers criam recepção diferente para Papai Noel

Roberto Assunção/Folha Imagem
Árvore de metal com 35 cm de altura à venda na Barão das Festas (tel. 0/xx/11/3313-1223): R$ 35,90


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para alguns, Natal é sinônimo de tirar a poeira da árvore e do presépio usados no ano passado. Para outros, é uma chance de usar a criatividade para decorar a casa respeitando a tradição da festa, mas com um pé na modernidade.
De olho nesse segundo grupo, designers vêm quebrando a cabeça para atualizar ícones natalinos como árvore, estrelas e anjos. "Mas não dá para radicalizar. Tem de manter as características básicas das peças para que as pessoas gostem", afirma Marco Aurélio Saad Puichério, 42, da empresa de design Marco 500.
"É impossível fugir dos ícones, mas dá para seguir tendências. Um ano é mais dourado, no outro imperam novas cores", diz Conceição Cipollatti, 65, dona da loja de artigos natalinos que leva seu sobrenome. E, neste ano, estão em voga tons fortes como laranja, verde-limão e vermelho-escuro.
No quesito materiais, entram em campo acrílico, metal, plástico, vidro e biodegradáveis como o poliuretano vegetal -utilizado em colchões e estofados de carro.
Outra preocupação dos profissionais do design é o reúso dos objetos natalinos em outros eventos ao longo do ano. A designer Isa de Paula Santos, 37, conta que na sua coleção usou pouco brilho para atenuar a referência natalina.

Rústicos
Para os adeptos da decoração que valoriza o artesanato, o trabalho manual e a cultura regional, as peças rústicas estão com a bola toda no Natal deste ano, na opinião dos decoradores.
São presépios, guirlandas, cestas, árvores, anjos e penduricalhos feitos em materiais como cipó, arames, palha, corda, bordados, fibra natural, juta, sementes, cerâmica, musgo e até papel.
Segundo a arquiteta Sued Goulart, 54, quem opta por uma decoração rústica não precisa se preocupar em criar um ambiente separado para colocar os objetos.
"Misturar artesanato com enfeites industrializados também é uma boa dica. Montei um enfeite de teto com corda e bolas brilhantes que surtiu um efeito bastante diferente", conta.
Uma técnica de jardinagem que dá uma cara diferente ao Natal é a topiaria (escultura em vegetais, arbustos e plantas). "A artificial [com isopor, cola e musgo] lembra uma miniárvore de Natal que, colocada na casa, fica maravilhosa", diz a decoradora Magda Silva e Sousa, 54. (LARA SCHULZE)


Próximo Texto: Festa ganha novas cores sem perder o tom
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.