UOL


São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAL

Para combater a ditadura de verde, vermelho, dourado e prateado, peças agora ostentam coloração mais clara e viva

Festa ganha novas cores sem perder o tom

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quando pensamos nas cores de Natal, logo vêm à mente enfeites em verde, vermelho, dourado ou prateado. Mas, para este ano, os profissionais da decoração apostam num colorido diferente para quem quer sair do lugar-comum.
Tons mais claros e vivos aparecem com maior frequência nas vitrines das lojas e nos enfeites expostos nas prateleiras.
E as novidades em decoração natalina chegam dos países europeus. Além das lojas especializadas em Natal, o continente abriga feiras desde o início do ano para apresentar as tendências aos comerciantes, profissionais do ramo e colecionadores.
A decoradora Solange Garcia, 41, visitou uma dessas feiras em janeiro, no pavilhão alemão da Messe Frankfurt. Ela afirma que as escolhas das cores para o Natal de 2003 foram o "dégradé" de lilás e o de salmão. Outra novidade apresentada foram os pinheiros artificiais com galhos secos.
Garcia explica que esses tons proporcionam ao consumidor alternativas de combinar os arranjos natalinos com o perfil da casa. "A árvore imitando folhagem seca com enfeites em ocre cai bem em qualquer ambiente."

Tecidos
O "patchwork" (composição com retalhos de tecido) e o xadrez também estão bem cotados. O primeiro, que é um trabalho artesanal, demanda um estudo do estilo da casa para ser empregado.
"Procuro utilizá-lo nas minhas peças para valorizar o ambiente e ser diferente do que está nas lojas", conta a decoradora Magda Silva Sousa. Ela explica que o "patchwork" estará em alta nesta temporada, além das usuais composições com tecido, também em trabalhos de madeira.
Quem não quiser arriscar pode usar o xadrez, uma preferência nacional, segundo a cenógrafa da Party Design, Chris Ayrosa. (LS)


Texto Anterior: Natal: Designers criam recepção diferente para Papai Noel
Próximo Texto: Crianças pedem peça tradicional
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.