São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUA REFORMA

Projeto abre a cozinha para a sala

"Gostaria de fazer uma cozinha toda aberta para aumentar a área da sala e manter dois ambientes, mas receio "empestear" a casa com cheiro de comida se colocar uma mesa atravessada no lugar da parede.
Também queria um piso de cimento queimado para clarear a cozinha. O que devo colocar na divisão entre esse piso e o da sala, que são diferentes?
No banheiro havia uma banheira que foi retirada, mas pretendo instalar uma nova e peço dicas de estilos.
Inês Ramos
São Paulo, SP

 

Resposta
A parede entre a sala e a cozinha foi aberta, mantendo-se uma coluna onde está apoiada a mesa de jantar, em tampo de pedra (pode ser de granito ou de mármore).
Para integrar os cômodos sem perder a privacidade, use a porta de correr, como indicado na perspectiva (no alto). A instalação de coifas serve para minimizar a passagem de odores da cozinha para os outros ambientes da casa.
Na sala, a distribuição de móveis deve ser funcional, com a utilização de estantes multiuso com prateleiras, gavetas e espaço para a televisão, por exemplo.
A sugestão de revestimento para a cozinha é manter a pastilha existente no piso e cobrir as paredes com tinta especial para azulejos, deixando a textura das pastilhas aparecer.
Na passagem entre a sala e a cozinha, o ideal é instalar uma soleira de pedra em tom próximo a um dos pisos. Uma das funções da peça é não permitir o contato entre o piso que pode estar úmido (cozinha) e o seco (sala).
Quanto à banheira, sugiro um modelo de hidromassagem convencional, na medida 150 cm x 76 cm. A instalação deve ser facilitada devido à existência anterior de banheira nesse local.

Luís Augusto Garçon (0/xx/11/3085-0055) é arquiteto de interiores

Cartas para a seção "Sua Reforma" devem conter nome, idade, profissão, telefone, cidade e Estado do leitor, além de uma planta do terreno ou do ambiente, informando as medidas e a localização de portas e janelas, um texto explicando o que pretende fazer no local e fotos. Envie para Folha de S.Paulo, caderno Construção, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP.


Texto Anterior: Soluções antichuva vêm a calhar
Próximo Texto: Panorâmica - Liquidação: Preços de tecidos têm redução de até 60%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.