São Paulo, domingo, 11 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

Frutíferas atraem aves e exigem sol

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao escolher a muda, lembre-se de que, quando adulta, ela não poderá ter espinhos nem porte imcompatível com o terreno.
"Para passeios com largura de até 3 m, use espécies cuja altura máxima fique entre 5 m e 8 m", diz a paisagista Neide Braga.
"A raíz adequada é a pivotante [pouco ramificada], que evita destruição de piso e tubulação."
Para aproveitar a luz natural, plante caducifólias, como a faveira, que dão sombra no verão, mas perdem as folhas no inverno.
Esse tipo de árvore, porém, tem copa de diâmetro grande, e sombra em excesso gera umidade.
Para atrair aves, plante espécies frutíferas -pés de pitanga e de jabuticaba- ou com flores de cores e formatos chamativos, como hibisco e eritrina.
Como essas espécies precisam de bastante sol para florescer e frutificar, é preciso levar em consideração o tempo diário de sol do local escolhido.
Quanto à combinação com a fachada, o bom senso deve prevalecer.
"As clássicas ou românticas casam com árvores, arbustos e espécies de forração floridas, coníferas, como os pinheiros, ou densas, como buxinhos e ligustrinho", fala Braga.
"Já a vegetação folhosa, ou que lembre praia -como palmeiras, coqueiros, filodendros, cicas e bromélias- é adequada para imóveis com estilo clean", completa. (LC)


Texto Anterior: Área verde: Arborização de calçada requer orientação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.