São Paulo, domingo, 11 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

área verde

Prefeitura avalia passeio, indica espécies adequadas e faz plantio

Arborização de calçada requer orientação

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Muda plantada no Jardim Paulista é bom exemplo de arborização


LUIZA CAIRES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Árvores nos passeios trazem o ar bucólico do interior a bairros da capital. E também protegem contra os ventos, abafam a poluição sonora, sombreiam, absorvem os raios solares e são um convite para as aves.
São Paulo supera a recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas) de 12 m2 de área verde por habitante, mas as árvores são mal distribuídas.
"Alguns bairros tiveram a arborização planejada, como Interlagos, Alto da Lapa e Jardins", explica a professora da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) Roseli D'Elboux.
A calçada verde proposta pela Prefeitura de São Paulo estimula iniciativas particulares: "A faixa gramada ajuda na drenagem e pode ser aproveitada para plantio de árvores", afirma Elaine Pereira da Silva, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
A arborização pode ser solicitada à prefeitura, pelo telefone 156 ou no endereço http://sac.prefeitura.sp.gov.br.
Um engenheiro agrônomo vistoria o local e indica espécies. O plantio é feito por prefeitura ou dono do imóvel.
Para receber a árvore, o passeio deve ter largura de 2,4 m, onde não é exigido o recuo do prédio, e de 1,5 m onde ele o for.
Também é preciso manter distância -de no mínimo 2 m- dos fios de alta tensão.
O plantio deve ser feito na primavera -no inverno, as plantas entram em dormência. Use terra com adubo, reforçado a cada três meses por dois anos.
A muda deve ter 2 m de altura, para resistir a agressões, e ser protegida com cerca. "Forre o solo com grama ou com seixo e pedrisco", diz a arquiteta da Escola Paulista de Paisagismo Fabíola Costa Santos.
A área do canteiro não deve ter menos de 60 cm x 60 cm, para permitir absorção de água.
Para poda, chame a prefeitura: plantas com tronco de diâmetro superior a 5 cm, mesmo em área particular, não podem ser cortadas sem autorização. A multa é de R$ 500 por árvore.

NA INTERNET
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente, clique nos links "Biodiversidade" e "Programa de Arborização Urbana"
baixe a cartilha Passeio Livre: ww2.prefeitura.sp.gov.br/passeiolivre/


Texto Anterior: Etiqueta de geladeiras mudará até setembro
Próximo Texto: Frutíferas atraem aves e exigem sol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.