UOL


São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

OBRA

Idéias ampliam conforto acústico e térmico e melhoram a iluminação da casa

Normas ajudam a "domesticar" a natureza

Fernando Moraes/Folha Imagem
A artista plástica Fernanda Abdalla silenciou o ruído que vem da marginal Pinheiros com janelas acústicas que têm vidros duplos


BRUNA MARTINS FONTES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O conforto dentro de casa, apesar de ser associado a sofás aconchegantes, tapetes felpudos e revestimentos agradáveis, começa pelo que está do lado de fora.
Levar em conta de onde vem o vento, de que lado mais bate sol e que materiais retêm ou liberam calor ajuda a ter o clima como aliado ao escolher os materiais e traçar a localização dos cômodos.
Para auxiliar arquitetos e engenheiros nessa empreitada, textos que podem virar normas técnicas sobre o conforto ambiental das edificações estão em análise na Associação Brasileira de Normas Técnicas (veja quadro ao lado).
"Isso evita ter uma casa quente ou sem iluminação e ventilação natural", resume Roberto Lamberts, 46, coordenador-geral do projeto de normatização.
"Sem esse cuidado, consome-se muita energia elétrica depois para resfriar e iluminar a casa", completa Adelmo Ramos, 48, professor de conforto ambiental e iluminação residencial do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Até hoje havia apenas uma norma, sobre o aspecto acústico, e nenhuma relacionada à iluminação e ao desempenho térmico.
O projeto foi elaborado pela equipe do Programa Habitare que, capitaneada por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, contou com participação de várias universidades.



Próximo Texto: Saber para que lado sopra o vento propicia economia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.