UOL


São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disposição inteligente de portas e janelas diminui gastos com ar-condicionado

Saber para que lado sopra o vento propicia economia

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para fazer uma casa que abrigue confortavelmente os moradores e, de quebra, evite o uso excessivo de ar-condicionado e iluminação artificial, arquitetos sugerem tirar proveito do sol e do vento, mas sem descuidar da proteção.
Uma boa opção para aproveitar bem a luz que vem de fora é fazer aberturas no alto, como coberturas vazadas e janelas com alturas maiores.
"Janelas altas distribuem a luz mais para o centro do ambiente; as baixas iluminam a área próxima à janela", diz Adelmo Ramos, professor de conforto ambiental e iluminação residencial do Senac.
As aberturas aproveitarão melhor a luz se forem posicionadas adequadamente nas fachadas que recebem sol, como a norte, a leste e a oeste (veja quadro à esquerda).
Segundo arquitetos, os ambientes mais ventilados são os voltados para onde o vento entra.
"As esquadrias merecem atenção, porque modelos de correr sempre terão 50% do espaço fechado, o que limita a ventilação e a iluminação", lembra Ramos.
Para ele, as bandeiras, aquelas "janelinhas" basculantes instaladas no alto de portas e janelas, são bons artifícios para ventilar a parte superior do ambiente, onde se concentra o ar quente, desde que haja uma saída de ar.
"Janelas de abrir aproveitam todo o vão, mas podem ser incômodas se estiverem na face onde bate vento. As do tipo vitrô aproveitam bem os ventos por cima e por baixo", afirma.
(BRUNA MARTINS FONTES)


Texto Anterior: Obra: Normas ajudam a "domesticar" a natureza
Próximo Texto: Materiais isolam casa de calor e ruído da rua
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.