São Paulo, domingo, 14 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUA REFORMA

Cozinha abre-se para a sala de estar e ganha nova organização

"Pretendo abrir a parede que divide a copa da sala de jantar. Pensei em colocar tijolos de vidro ou abrir um arco e colocar uma porta de correr em vidro fosco. Gosto da pia, mas ela é muito baixa, e pretendo manter todos os eletrodomésticos na cozinha."
Diva Martins
Santo André, SP

 

Resposta
Em vez de optar pelo arco, recomendo arrematar a porta em vidro fosco, jateado ou leitoso com uma viga de madeira, onde corre o trilho. Essa solução deixa passar mais luz do que o tijolo de vidro e dá mais leveza ao ambiente.
A cozinha está mal iluminada e é pequena em relação aos outros ambientes. O melhor é deslocar a parede, alinhando-a com a da copa, ampliando a janela. Quanto à altura da pia, o padrão é 90 cm, mas adapte-a ao seu tamanho.
Em relação à organização dos eletrodomésticos, é bom que a geladeira esteja perto da copa e da sala de jantar, facilitando o acesso. Uma prateleira deve acomodar o microondas e o forno elétrico, liberando o tampo.
A nova localização do fogão permite retirar o botijão de gás da cozinha e acondicioná-lo em um armário externo, com portas de correr e tela metálica, para permitir a ventilação.

Dionéia da Paixão (0/xx/11/3088-7144) é arquiteta

Cartas para a seção "Sua Reforma" devem conter nome, idade, profissão, telefone, cidade e Estado do leitor, além de uma planta do terreno ou do ambiente, informando as medidas e a localização de portas e janelas, um texto explicando o que pretende fazer no local e fotos. Envie para Folha de S.Paulo, caderno Construção, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP.



Texto Anterior: Novas peças buscam dar conforto a corpo e olhos
Próximo Texto: Decoração - Feira: Abup Show traz novidades em utilidades domésticas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.