São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secadora a gás é opção a elétrica

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A competição é desleal: como comparar a secagem de roupas ao sol, que não consome energia elétrica, com um eletrodoméstico?
Com essa desvantagem, os fabricantes desenvolvem secadoras menos gastonas.
"O consumidor encontra opções que gastam 25% menos de energia elétrica em relação a outros modelos", sugere Joana Dias, gerente de produtos da Electrolux.
Dessa marca, o modelo de lavadora e secadora Ecoturbo sai por R$ 4.199 (www.electrolux.com.br).
Dias afirma que a tecnologia nas secadoras ajuda a economizar. "Nosso sistema "sabe" quando a roupa está seca, evitando assim o desperdício de energia."
Uma alternativa às secadoras são as lavadoras com centrifugação caprichada. "A roupa sai bem mais seca [que a de uma lavadora comum], mas não é uma secadora de fato", pondera a gerente.
A LG também oferece um produto dois em um -lavadora e secadora (R$ 4.499; www.lge.com.br).
Para Luis Novazzi, professor de engenharia química do Centro Universitário FEI, quem tem família grande e pouco espaço pode apostar em uma secadora a gás.
"Mesmo tendo o motor elétrico, o aquecimento do ar é feito a gás. É mais cara, mas o investimento se paga ao longo dos anos", sugere. (MD)

Texto Anterior: E o vento secou
Próximo Texto: Novos modelos driblam gesso no teto e circulação limitada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.