São Paulo, domingo, 16 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquitetos mostram como melhorar luz e ventilação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de sua importância ao abrigar as funções de lavar, secar e passar roupas, a lavanderia sofre de um mal comum a ambientes apertados: a falta de iluminação e de ventilação.
O arquiteto Donni Fernandes sugere a colocação de pontos extras de luz no cômodo. "Em geral é um local com pouca iluminação natural. Se as pessoas vão passar roupa ali, é importante que enxerguem bem", analisa. Ele sugere dois ou três pontos diferentes, de preferência de luz fria, para não queimar as roupas no varal.
Outra preocupação é facilitar a circulação de ar. A arquiteta Maria Luiza Urban recomenda não deixar o varal de roupas bloqueando totalmente a janela. "Pode-se optar por um modelo que seja fixado ao teto, mas que deixe um espaço entre as roupas e a janela."
Uma alternativa são os varais de piso. "Dá para mudá-los de local de acordo com o sol", sugere a arquiteta.

Dois em um
Para acabar com o problema da falta de sol na hora de secar as roupas, uma solução cada vez mais presente nas pequenas lavanderias dos grandes centros urbanos é a lavadora e secadora, a chamada dois em um.
Fred Seixas, gerente de produto de linha branca da LG, diz que o produto foi pensado para as regiões Sul e Sudeste, onde "há mais dificuldade de secar a roupa, principalmente no inverno". Ele frisa a funcionalidade do produto dois em um: "Como as lavanderias estão menores, qualquer espaço ganho é bem-vindo", argumenta.
A designer Érica Artuso, 32, resolveu o problema da falta de espaço, mas, ao comprar uma dois em um, ganhou outra dor de cabeça, já que seu aparelho estava com defeito de fábrica.
"Troquei por outra da mesma marca duas vezes, mas todas tinham o mesmo problema na centrifugação. Depois, troquei por uma dois em um de outra marca, que está trabalhando muito bem", relata.
A gerente de produto da Electrolux, Joana Dias, diz que, mesmo que a pessoa opte pelos dois aparelhos separados -uma lavadora e uma secadora de roupas-, eles podem ser empilhados para ganhar espaço, como sugeriram os profissionais ouvidos pela Folha.
"Não é a alternativa mais ergonômica, mas é possível colocar os dois equipamentos sobre um gaveteiro, elevando a altura do conjunto todo. Assim, não é preciso se curvar tanto para operar o aparelho de baixo."

Divisão
Mesmo contando com cuidados como a ajuda de profissionais para deixar a lavanderia mais organizada e bonita, muita gente prefere separar o cômodo da cozinha.
A advogada Juliana Assis, 35, por exemplo, não gostava da vista para o varal que tinha da mesa da cozinha. "Eu não queria ficar olhando a roupa secar durante as refeições", relata.
Para barrar a vista indesejada, Assis adotou uma porta de correr de vidro jateado. "A luminosidade continua entrando, e eu resolvi o problema."
Rômulo Russi sugere uma meia parede de tijolos de vidro ou uma porta camarão de vidro jateado ou leitoso. "Quebra o visual, que fica mais agradável. As portas também evitam a passagem de cheiros da cozinha para a lavanderia." (MD)


Texto Anterior: Comparativo
Próximo Texto: Exposição: Velhos materiais em novos formatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.