São Paulo, domingo, 16 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

exposição

Velhos materiais em novos formatos

Casa Brasil mostra criatividade no uso de vidro, madeira, aço, acrílico, tecidos e até papelão

ROSANGELA DE MOURA
ENVIADA ESPECIAL A BENTO GONÇALVES (RS)

Os diferenciais das peças apresentadas na segunda edição da Casa Brasil, exposição de móveis de alto padrão que aconteceu na semana passada em Bento Gonçalves (RS), foram o desenho das peças e o acabamento que receberam.
Com a necessidade de criar uma identidade para os móveis brasileiros, que até então viviam basicamente de cópias inspiradas em lançamentos de feiras internacionais, as indústrias incluíram designers em seus quadros de funcionários e criaram novas linhas e marcas para seus produtos.
Além de móveis planejados, a mostra teve itens de decoração e acessórios para a casa e para o escritório, espalhados pelos estandes dos 148 expositores.
Um dos destaques do evento foi o Salão Design, que premiou 23 projetos entre cerca de mil inscritos por profissionais e estudantes do Brasil e da América Latina.
A Folha convidou cinco arquitetos que estiveram no salão para destacar produtos e comentar as novidades. Confira, também, alguns dos lançamentos que foram apresentados durante a mostra.


A repórter viajou a convite da Casa Brasil

PELA FOLHA

UM ABRAÇO
Projetada pela designer Eulália de Souza Anselmo, poltrona Abraço, com estrutura de multilaminado e aço e revestimento de algodão. Fabricada nas opções giratória e fixa; www.primadesign.com.br

EXAUSTÃO COLORIDA
O Ora pertence a uma linha de exaustores de decoração da italiana Barriviera, com acabamento de aço inox e aço pintado nas cores branca, preta, laranja, vermelha e amarela; www.barriviera-cappe.it

LUZ DO SABER
Luminária Comodona, da linha Folha, feita de metacrilato em diversas cores. Também pode ser usada como revisteiro e porta-livros; www.componenti.com.br

MUTANTE
Os irmãos Adriano assinam o projeto Alletto, uma cama com detalhes de aço e encosto que se transforma em sofá; da marca Evviva Bertolini (www.evviva.com.br)

ARQUITETOS

"O vidro e o aço são funcionais e dão modernidade aos projetos"
LUIZ MAGANHOTO
sobre linha de cozinhas da Securit (www.securit.com.br)

"O item compõe com qualquer tipo de projeto e é fácil de ser instalado e conservado"
ZOÉ GARDINI
sobre cubas de vidro temperado da Tramontina (www.tramontina.com.br)

"De material sustentável [MDF de reflorestamento], as peças da linha M M2 são bonitas e de preços acessíveis"
MARIA FERNANDA CORREA
sobre a estante da Marton e Marton (www.martonemarton.com.br)

"É um conjunto que é ao mesmo tempo simples, prático e de design sofisticado, e que pode ser usado na sala ou na varanda"
ANGELA TASCA
sobre mesa de jantar Iguaçu, da Schuster (www.moveis-schuster.com.br), feita de madeira naval

"Trata-se de uma porta "desmontada" [em pedaços integrados por uma estrutura de alumínio], com textura natural, que corre em um só trilho e que consegue dividir grandes ambientes"
JÓIA BERGAMO
sobre porta de madeira Tatto, lançada pela Cinex (www.cinex.com.br)



Texto Anterior: Arquitetos mostram como melhorar luz e ventilação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.