São Paulo, domingo, 17 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sifão, tampa e pulverização barram bichos

DA REDAÇÃO

Baratas, escorpiões e moscas, que gostam da umidade da tubulação, são as pragas do ralo mais comuns.
Baratas geralmente entram por ralos no piso. Algumas moscas plantam ovos no limo depositado no cano, daí a importância de removê-lo com uma escovinha.
"Já ratos costumam se alojar em caixas de gordura e de inspeção", ensina o biólogo Sérgio Bocalini, 37, diretor da Aprag (Associação Paulista dos Controladores de Pragas Urbanas).
Além de barrar o mau cheiro, o sifão também veta o acesso dos bichinhos.
Quando estragado, ele deve ser substituído. Tampas para ralo que abrem e fecham completam o serviço.
Se quiser reforçar com um tratamento de desinsetização, contrate uma empresa que seja licenciada pela Vigilância Sanitária.
O responsável técnico -agrônomo, biólogo, engenheiro florestal, químico ou veterinário- deve estar vinculado ao conselho da profissão. O método químico indicado é a pulverização com inseticida dissolvido em água.
"Gás pode ser extremamente tóxico e não se deve aplicar nenhum tipo de inseticida na pia, para não correr risco de contaminação", alerta Bocalini. "É melhor fazer uso constante de água sanitária, conforme orientação do fabricante." (DF)


Texto Anterior: Entupimento na tubulação provoca refluxo de esgoto
Próximo Texto: Infiltração: Água e sujeira também podem entrar pelas bordas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.