São Paulo, domingo, 19 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área verde

Meia-estação é melhor período para poda

Clima ameno e momento de hibernação das plantas devem ser aproveitados para a preparação do solo

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É outono, a época de menor viço das plantas, e o clima ameno deve ser aproveitado para limpeza dos galhos e manutenção do solo para próximas estações, indicam paisagistas.
"É o melhor momento para realizar aeração do solo com o uso do sacho [pequena enxada] e despraguejamento [retirada de plantas daninhas]", ensina a engenheira agrônoma e paisagista Ingrid Schult.
"Podas de limpeza nas plantas, retirando galhos secos ou malformados, deixam a luminosidade penetrar nas folhas", completa a paisagista.
Schult faz uma ressalva a toda essa atividade no jardim. "Plantas que vão florir no inverno ou primavera não devem ser podadas agora para não atrapalhar a floração. Pode-se fazer adubações de manutenção com matéria orgânica, principalmente", explica.
A perda de folhas nesse período é comum e faz parte do ciclo natural de diversas espécies, explica a professora do departamento de botânica da Universidade de São Paulo Gladys Melo de Pina.
"No Brasil, sobretudo nos ambientes secos, muitas plantas perdem suas folhas na época da seca como parte de um mecanismo relacionado ao estresse hídrico", afirma Pina.
Contra isso, não adianta querer regar as plantas em excesso. O recesso deve ser respeitado como tempo de descanso da planta.
Apesar do aspecto frágil, ela se defende e evita ataques externos durante a estação.
"Como nessa época do ano o solo também fica mais seco, algumas plantas parecem que morreram, mas estão apenas em fase de latência", aponta Amélia Guimarães de Souza, professora de botânica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Texto Anterior: Piso elevado para cabos
Próximo Texto: Economia verde: Inmetro cria etiqueta de eficiência energética
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.