São Paulo, domingo, 19 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

ECONOMIA VERDE

Inmetro cria etiqueta de eficiência energética

Selo terá diferentes classificações e será concedido para prédios comerciais e edifícios públicos novos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Prédios novos comerciais e públicos poderão obter etiqueta de eficiência energética junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
O selo classificará o grau de eficiência dessas construções, de acordo com parâmetros que ainda estão sendo definidos.
As qualificações estarão divididas em níveis, com caracterização do desempenho energético de cada caso, como os selos para equipamentos elétricos que os classificam de "A" a "E.
A certificação é voluntária. Definições sobre como será o processo de etiquetagem estão em consulta pública, prevista para se encerrar no fim de abril, no site do instituto (www.inmetro.gov.br).
O que começa com imóveis novos comerciais e públicos pode se expandir para os usados e residenciais. De acordo com Gustavo Kuster, gerente de avaliação da conformidade do Inmetro, a tendência é que o mesmo selo se estenda, depois, para os prédios residenciais e para os já construídos.
Já existem duas certificações de construção sustentável que incluem eficiência energética: o Leed, do GBC-Brasil (Green Building Council), e o Aqua (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini.


Texto Anterior: Área verde: Meia-estação é melhor período para poda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.