São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

COZINHA & CIA

Cômodo reduz o número de visitas ao supermercado e pode ser adaptado até em apartamentos pequenos

Despensa ajuda morador a poupar tempo

MARIANA CARVALHO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Local raro em apartamentos cada vez menores, a despensa traz inúmeras vantagens: ajuda a manter a cozinha em ordem, facilita a lista de compras, reduz o número de idas ao supermercado e garante o armazenamento adequado dos mantimentos.
O conceito de despensa varia muito de acordo com o espaço. É geralmente construída em um cômodo pequeno (pode-se montá-la em um espaço a partir de 1 m2), junto à cozinha, onde ficam armazenados todos os alimentos.
Como na maior parte dos apartamentos não existe um local para ela, muitas pessoas usam o quarto de empregada ou optam por um armário na área de serviço ou até mesmo na própria cozinha.
"A despensa pode ser adaptada em qualquer lugar, mas tem de ser pensada de maneira a contemplar todos os produtos", afirma o arquiteto Gilberto Belleza.
Para evitar indesejadas visitas de animais e insetos, arquitetos e decoradores recomendam que piso, paredes e prateleiras sejam revestidos de materiais fáceis de limpar. Uma boa fórmula é usar cerâmica, azulejo e fórmica. As pedras polidas, como mármore e granito, também são boas opções.
"A despensa deve ser higiênica. Nos projetos sempre há preocupação com a praticidade. Pedras e fórmica garantem isso", diz a decoradora Maria Célia Cury.
A escolha do local também é importante para assegurar a conservação dos alimentos. "Deve ser seco e sem cheiros", afirma a arquiteta Regina Adorno.
Também é preciso dispor as prateleiras -que devem ter de 30 cm a 40 cm de profundidade- de maneira que as embalagens fiquem bem acomodadas. "A idéia é não dificultar o acesso e a visão", diz o decorador Fernando Piva.
Outra dica importante é colocar as prateleiras em alturas diferentes, levando em conta o tamanho das embalagens, evitando empilhamento excessivo, principalmente de latas e vidros, que podem causar acidentes. "O ideal é que a altura seja de pelo menos 40 cm", afirma. Dependendo do tamanho e do local, também é possível comportar geladeira, freezer e até adega climatizada.
Na hora de guardar as compras, coloque os produtos novos atrás ou embaixo dos que já estão na prateleira, para evitar que os novos sejam utilizados antes e os antigos percam a validade.

Padrão
Dona de uma despensa que pode ser considerada padrão (de 2,20 m por 1,50 m), a publicitária Mara Marques, 42, a projetou com a reforma da cozinha. As paredes são revestidas com azulejos, o piso é de granito, e as prateleiras, em fórmica com mão-francesa de alumínio. Custou R$ 2.900.
"Está tudo muito prático. É mais fácil de visualizar e fica mais arrumado", diz Marques, que, no apartamento antigo, guardava mantimentos na cozinha. Como tem espaço, ela aproveitou a geladeira antiga para guardar bebidas. "Quando faço festas, coloco todas as garrafas nela."
A publicitária também organizou na despensa ferramentas, parafusos e pregos. "Estão em caixas plásticas, organizadas por tamanho. Tudo fica em ordem e mais fácil de usar", resume.
Como ela, há quem faça da despensa um espaço para guardar ali tudo o que não tem local certo. Nesse caso, é preciso usar caixas específicas ou armários para isolar os objetos que são pouco usados. Os produtos de limpeza também precisam de atenção especial -seu lugar é na área de serviço.


Próximo Texto: Despensa: Compartimento pode ser adaptado até sob armário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.